ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Mortos em acidente com trens sobem para ao menos 16 na Polônia

Equipes trabalham no local do acidente; ao menos 15 pessoas morreram

Data: Domingo, 04/03/2012 00:00
Fonte: DA REUTERS

Ao menos 16 pessoas morreram após a colisão de dois trens de passageiros no sul da Polônia na noite deste sábado, no mais grave acidente do tipo no país em mais de 20 anos.

 

O acidente aconteceu por volta das 21 horas (17h de Brasília) perto da cidade de Zawiercie, no trajeto entre Varsóvia e Cracóvia. Mais de 350 bombeiros e outros profissionais de resgate trabalharam durante a noite para buscar vítimas entre as ferragens.

 

Os dois trens que transportavam cerca de 350 pessoas-- trafegavam em alta velocidade e um deles estaria transitando nos trilhos errados, batendo de frente com o outro. Além dos mortos, ao menos outras 60 pessoas ficaram feridas.

 

"Foi a maior catástrofe envolvendo trens de nossa história, em muitos anos", disse o premiê Donald Tusk, que visitou o local do acidente neste domingo.

 

"Após a batida, as luzes se apagaram e as pessoas começaram a gritar", contou Dariusz Wisniewski, um dos passageiros, à uma rede de TV polonesa. "Quando conseguimos sair, vimos corpos e feridos por todo lado, assim como ferragens retorcidas. Eu nunca havia visto nada parecido".

 

O presidente polonês, Bronislaw Komorowski, visitou sobreviventes em um hospital e também foi até o local do acidente. Ele disse que deve anunciar um período de luto nacional pelos mortos.

 

Entre os passageiros, havia vários ucranianos, assim como franceses e espanhóis.

 

Um dos trens ia de Varsóvia para Cracóvia, e o outro da cidade de Przemysl para a capital.

 

Autoridades investigam as causas do acidente. Tusk, disse que ainda é muito cedo para especular, mas que falha humana não poderia ser descartada. O ministro dos Transportes, Slawomir Nowak, afirmou que um dos trens estava no lado errado da linha.