ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Luciane inicia investigações sobre indícios de fraude no VLT

Data: Quarta-feira, 29/02/2012 00:00
Fonte: Assessoria/ Paola Carlini

 

A deputada Luciane Bezerra, (PSB) assegurou que vai investigar com rigor  os indícios de que a licitação da implantação do modal de transporte VLT, em Cuiabá, já teria o consórcio Mendes Junior – Soares Costa – Alstom, como vencedor do certame. O anúncio foi feito ontem (28.02) em sessão na Assembléia Legislativa.


Em discurso no plenário a parlamentar disse que o sistema de licitação, denominado RDC – Regime Diferenciado de Contratação – que permite que todas as etapas de uma obra sejam contratadas de uma única empresa-consórcio – veio para dar mais agilidade nas contratações públicas, e também dar mais competitividade nos processos de compra. “Já que este sistema também foi criado pra facilitar e dar celeridade nas obras vamos fazer ! Mas  por quê não divulgar todas as etapas dos projetos ? O RDC é considerado um remédio bom combater a burocracia de contratação. Mas eu vejo quena mão de quem ele está, Sr Éder, pode ser um veneno para a população”,


A deputada anunciou ainda que está estudando como deverá formalizar estas denúncias ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado. “Sei que se vencer a licitação a Mendes Júnior, a multinacional francesa que constrói os carros, acusada de ter conseguido a obra do metrô de São Paulo por propina e  a portuguesa Soares Costa, será muita concidência”, conjecturou. 


Luciane ainda revelou durante sua fala, à Emanuel Pinheiro que lhe entregou documentos das obras realizada pela Secopa, a ausência de acompanhamento de organizações técnicas da sociedade civil organizada nos canteiros. “Por quê o CREA e o Conselho de Economia não podem acompanhar e sugerir alterações ao projeto básico. Durante a audiência pública de cada 10 questionamentos pelo menos 6 eram técnicos e não foram respondidos”, endossou.


A deputada ainda chamou a atenção do colega Emanuel Pinheiro, sobre o custo da tarifa do VLT para a população. “Já que há uma preocupação em fiscalizar o setor de transportes junto a AGER, por quê não foi estabelecido e informado ainda o preço”, perguntou.


A parlamentar, após receber documentos sobre as ações da COPA 2014,  também criticou a postura endurecida e desrespeitosa que Éder assume quando é questionado. “Secretário não pode se sentir rei. Ele está lá pra fazer o trabalho dele e dar informações a quem pede. Ele vai ter que responder a todos e com respeito. Se não, eu vou liderar um movimento para pedir a saída dele”, avisou.


Luciane, em discurso, garantiu que é sim a favor da realização da COPA 2014 em Cuiabá, é a favor de grandes obras mas que sejam executadas com lisura. “Quero legado para Cuiabá e para Mato Grosso e não quero passar vergonha com quem vier nos visitar”, defendeu.
 

REQUERIMENTO – A deputada do PSB ainda entregou a mesa diretora um oficio e um requerimento, direcionado ao governador e a SECOPA, respectivamente, assinados pelo senador Pedro Taques, e os deputados Percival Muniz (PPS), e Zeca Viana (PDT). Na pauta do documento os parlamentares pedem informações detalhadas sobre o projeto do Veículo Leve sobre trilhos.