ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Lei da Ficha Limpa pode acabar com sonhos de políticos disputarem prefeituras em MT

Data: Terça-feira, 21/02/2012 00:00
Fonte: 24 Horas News/ Jonas Jozino e Valdemir Roberto
A decisão do Supremo Tribunal Federal de aprovar o projeto da Ficha Limpa já para as eleições deste ano está deixando muito político mato-grossense em polvorosa. E eles não terão vida fácil para continuar com suas carreiras políticas. Um dos principais obstáculos será o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral que já citou vários parlamentares na lista dos possíveis inelegíveis. Todos apontados em ocorrências na Justiça e tribunais.
 
 
O Cadastro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também destacada as decisões judiciais dos tribunais. O sistema traz informações sobre processos já julgados, nos termos da Lei nº 8.429/92 - Lei de Improbidade Administrativa (LIA).
 
A lista de políticos mato-grossense envolvidos em casos judiciais conta com alguns que sonham em disputar as prefeituras de suas cidades como os deputados estaduais Airton Português (PSD),  Antônio Azambuja (PP),  Guilherme  Maluf (PSDB), Hermínio J. Barreto (PR), João Malheiros (PR), José Domingos Fraga Filho (PSD), José Geraldo Riva (PSD), este presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e que vem anunciando que não pretende se manter na vida política, Mauro Savi (PR), Percival Santos Muniz (PPS), Ságuas Moraes (PT) e Sérgio Ricardo (PR). 
 
Além dos deputados estaduais figuram na lista os federais Carlos Bezerra (PMDB),  Eliene Lima (PSD), Pedro Henry (PP) e Wellington Fagundes (PR), além do senador Jayme Campos (DEM).
 
Desses, seis admitem disputar candidatura a prefeito na eleição de outubro de 2012. Ou seja, podem acabar também tendo que repensar seus projetos eleitorais. Os deputados Guilherme Maluf e João Malheiros, respectivamente, do PSDB e PR, se colocaram dispostos a disputar a eleição em Cuiabá. José Domingos, licenciado como deputado, articula a possibilidade de disputar a Prefeitura de Sorriso. Percival Muniz também articula ser candidato a prefeito de Rondonópolis, assim como Carlos Bezerra. Jayme Campos, por sua vez, planeja disputar a eleição a prefeito de Várzea Grande.