ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Procuradoria pede proteção a trabalhadores rurais no Pará

Data: Sexta-feira, 17/02/2012 00:00
Fonte: AGUIRRE TALENTO/ Folha de São Paulo

O MPF (Ministério Público Federal) no Pará pediu à Justiça proteção policial a seis trabalhadores rurais ameaçados de morte em Trairão, no oeste do Pará (1.371 km de Belém).

Todos são moradores do assentamento Areia. De acordo com a Procuradoria, têm sido "ameaçados gravemente de morte" desde que denunciaram a ação ilegal de madeireiros em unidades de conservação.

Um dos ameaçados é Júnior José Guerra. Os nomes das outras pessoas são mantidos em sigilo pela Procuradoria por "questões de segurança".

Em outubro de 2011, João Chupel, 55, outro líder do assentamento, foi morto após ter prestado depoimento ao MPF sobre a extração ilegal em Trairão.

O Provita (Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas), apoiado pelo governo federal, chegou a oferecer proteção a Júnior Guerra, mas o líder recusou porque teria que sair do município.

A ação da Procuradoria pede que a União ou o Estado do Pará providenciem proteção, seja por meio da Força Nacional de Segurança, Polícia Federal ou Polícia Militar do Pará.

Trairão já foi foco de operações de apreensão de madeira ilegal. A última foi em dezembro do ano passado, com participação da PF, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e outros órgãos.