ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

IBAMA de Juína realiza apreensões de animais vítimas de maus tratos em Juruena

Data: Quarta-feira, 15/02/2012 00:00
Fonte: TV RECORD/Juína-MT/ Lúguerson Douglas

Uma equipe do IBAMA de Juína que atende toda a região noroeste do estado de Mato Grosso se deslocou até a cidade de Juruena para realizar uma operação em um sitio localizado na zona rural daquela cidade.

Segundo Jairo, responsável pela operação, a denuncia partiu de m oradores da região que informaram ao órgão sobre o crime, “ano passado em uma operação que estávamos fazendo em Juruena, um senhor se aproximou do nosso grupo e narrou uma situação dando conta de um sitio onde os donos praticavam rinha de galos, e que havia no mesmo lugar vários pássaros nativos, silvestres e outros exóticos vivendo em condições inadequadas.

Diante dessas informações fomos até o local e constatamos a veracidade do fato, e no local vimos também outros animais vivendo em situações de baixa higiene, inclusive três cachorros que estavam bem desnutridos”, - explica Jairo fiscal do IBAMA de Juína.

Na primeira vez foi feito todos os procedimentos de praxe, os pássaros foram apreendidos e os donos da propriedade foram apenas orientados do crime que estavam cometendo, e como não havia nada que pudesse comprovar que no local funcionava uma rinha de galo nada pode ser feito a respeito desse assunto.

Porém os fiscais retornaram até o sitio recentemente e vira que os donos tornaram a criar animais de forma ilegal e em péssimas condições de habitação e alimentação e que novamente estaria acontecendo rinhas de galo.
“Retornamo-nos até o sitio e dessa vez não houve formas de negar que o lugar funciona uma rinha de galo, pois foi encontrada uma arena que serve para as brigas das aves, também encontramos protetor de bico e de esporas, sem contar com os galos todos com as esporas amputadas, entre os 18 galos um deles que estava bem ferido, provavelmente da ultima briga que aparenta ter acontecido recentemente, e o de novo encontramos mais pássaros fruto de trafico de animais, sem contar os cães que continuam em estado de desnutrição” _ conta o fiscal.

Os animais foram apreendidos e dessa vez foram encontrado no local, 18 galos de briga que por serem animais preparados para brigar tiveram de serem abatidos e doados para entidades, 03 cães que no momento encontra-se no centro de triagem do IBAMA Juína. Também foram encontrados nove canários, que foram enviados a Aripuanã sob custodia de um guardião, 04 curiós que foram devolvidos ao seu habitat natural, e uma das aves estava muito feria e acabou morrendo.

Os donos do sitio responderam pelo artigo 24 do decreto N° 6.514, de 22 de julho de 2008 que prevê multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) por individuo de espécie não constante de lista oficiais de risco ou ameaça de extinção. E artigo 29. Praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, com pena de 500,00 (quinhentos reais) a R$ 3.000.00 (três mil reais) por individuo.