ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Inscrições para MBA em Agronegócio estão abertas

Data: Sábado, 11/02/2012 00:00
Fonte: Odocumento

Começa em abril o MBA em Agronegócio promovido pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.pecege.esalq.usp.br. Neste ano, a especialização contará com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) na divulgação e realização do curso.

O MBA tem duração de 24 meses. Para participar, é necessário o interessado ser formado ou estar concluindo a graduação, mas antes do término da especialização. Entre os assuntos abordados durante o curso estão análise de risco em projetos, comércio internacional, cooperativismo, contabilidade e indicadores de rentabilidade, financiamento agrícola, gestão ambiental e de pessoas, política agrícola brasileira, política tributária, entre outros.

A parceria do Imea com a Esalq/USP existe desde 2009. Segundo o superintendente do instituto, Otávio Celidonio, o objetivo é ampliar o conhecimento dos alunos para os principais assuntos que englobam o agronegócio. Para isso, especialistas de diversas regiões do país irão ministrar as aulas que ocorrerão uma vez por mês em Cuiabá.

O produtor de soja e suínos de Nova Mutum, Valdomiro Natal Ottonelli, foi um dos alunos destaque no MBA realizado em 2009. Sua monografia, cujo tema era "Estudo da Viabilidade da Suinocultura na Agregação de Valor ao Milho e Soja no Médio Norte de Mato Grosso no Sistema Cooperativo", foi premiada e considerada a melhor do curso. Ottonelli pesquisou sobre a viabilidade da produção de suínos no sistema cooperativo agregando valor à soja e ao milho utilizados como ração para estes animais.

Formado em agronomia, Ottonelli também é presidente da Cooperativa Agropecuária Mista de Nova Mutum (Copermutum). Segundo ele, cursos como este são importantes porque agregam valor ao conhecimento prático que os produtores adquirem no dia a dia do campo. "Todos os módulos agregaram para mim novos conhecimentos. São informações teóricas que dão embasamento ao que aprendemos no dia a dia", avalia o produtor.

Para mais informações, entre em contato com o Imea pelos telefones (65) 2123-2650 e (65) 2123-2657  ou acesse o site www.imea.com.br.