ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Governo paga 50% dos repasses atrasados aos municípios

Data: Sábado, 11/02/2012 00:00
Fonte: Odocumento

Após reivindicação da Associação Mato-grossense dos Municípios para que o Governo do Estado regularizasse o repasse da Saúde para os municípios, 50% das dívidas com os consórcios intermunicipais de saúde referentes a 2011 já foram quitadas. O assunto foi tratado nesta quinta-feira, 9, durante audiência, no palácio Paiaguás, entre o presidente da AMM, Meraldo Figueiredo Sá, e o governador Silval Barbosa.

Meraldo fez uma avaliação positiva da reunião, salientando a importância do Estado regularizar o repasse dos recursos da saúde para os municípios. “Esperamos a parceria entre Estado e municípios, para que possamos trabalhar coletivamente”, afirmou.

O atraso no repasse de recursos foi abordado durante entrevista coletiva no dia 25 de janeiro, na AMM. Na ocasião foi anunciado que o repasse às prefeituras estava atrasado desde agosto de 2011 e já acumulavam cerca de R$ 30 milhões.

AMM e os prefeitos estavam aguardando um calendário do governo para o pagamento. Meraldo argumentou que a Saúde é uma prioridade e as prefeituras precisam também investir em procedimentos preventivos, como o combate à dengue, por exemplo.

A associação também reivindicou do governo do estado maior transparência nas informações sobre o Valor Adicionado (VA), para ter acesso a informações do movimento econômico de cada cidade de Mato Grosso. Sobre essa questão, ficou definido que a AMM vai firmar um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Fazenda para ter acesso ao sistema com dos dados do VA.