ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Taques convida secretários para debater segurança em Subcomissão

Data: Quinta-feira, 09/02/2012 00:00
Fonte: De Brasília - Vinícius Tavares

O senador Pedro Taques (PDT/MT) vai propor ao Senado Federal a realização de audiências públicas com membros do Colégio de Secretários Nacionais de Segurança Pública (Conasp) para debater propostas de fortalecimento das políticas de segurança. Durante reunião em seu gabinete com os secretário de segurança de Mato Grosso e do Rio de Janeiro, Diógenes Curado e Djalma Beltrame, e com o senador Randolfe Rodrigues (PSol/AP), Taques sinalizou com a possibilidade de levar os secretários a debater mudanças na legislação na Comissão Especial destinada a debater a atualização do Código Penal Brasileiro.

O encontro aconteceu nesta quinta-feira (9/2) após a entrega aos senadores, por parte dos membros do Conasp, de um relatório com propostas para o combate à criminalidade e aperfeiçoamento da legislação. Pedro Taques disse que o encontro não debateu a grave dos policiais militares da Bahia, que chegou ao décimo dia com a prisão dos líderes da manifestação.

"Nâo tratamos nesta reunião da greve dos policiais militares na Bahia. Estamos lidando com assuntos que de um modo geral precisam ser debatidos e enfrentados pelo Congresso Nacional", pontuou.

O parlamentar convidará os secretários a participar de reunião da Subcomissão Permanente de Segurança Pública, que é presidida pelo próprio Taques e que funciona no âmbito Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O debate na Subcomissão, segundo informações da assessoria de imprensa do senador, deve se concentrar em questões relatoivas às políticas de segurança com viés repressivo, como a reestruturação das polícias; o problema da letalidade policial; a repressão de crimes contra a pessoa, como o homicídio e lattrocínio; o tráfico de drogas e o crime organizado.

Também deve entrar em pauta as discussões sobre os crimes de lavagem de dinheiro; o controle das fronteiras e o tráfico de armas; as diretrizes do sistema penitenciário; e o combate ao terrorismo e a segurança nacional.