ARIPUANÃ, Sábado, 20/04/2024 -

NOTÍCIA

Cuiabá pode sediar encontro com quatro presidentes da república

Data: Quinta-feira, 09/02/2012 00:00
Fonte: De Brasília - Vinícius Tavares

Cuiabá poderá receber, pela primeira vez em sua história, quatro presidentes da república de países da América do Sul que integram o Mercado Comum do Sul (Mercosul). O evento será realizado em setembro e a capital de Mato Grosso é uma das cidades que se candidataram a sediar evento, que contará com a participação dos presidentes do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

A sugestão foi apresentada pelo senador Pedro Taques (PDT/MT) ao governador Silval Barbosa (PMDB) e formalizada durante reunião com o subsecretário geral da América Latina e Caribe do Ministério de Relações Exteriores, embaixador Antônio José Ferreira Simões. Silval Barbosa se comprometeu a fazer uma análise da logística do Estado para a realização do encontro de cúpula.

De acordo com o senador, o convite foi feito em virtude de o Brasil ter sido escolhido para a presidência "pró-tempore" do Mercosul, que dura seis meses. Segundo ele, caberá ao país realizar algumas reuniões entre os presidentes dos quatro países membros permanentes do Mercosul.

Taques sugeriu que a reunião principal, a ser realizada em setembro de 2012, ocorra em Cuiabá em razão do momento econômico vivido por Mato Grosso. O senador quer chamar a atenção também para a presença e para as políticas de integração de bolivianos que atravessam a fronteira em busca de oportunidades no Brasil.

"A Bolívia, que é um estado associado ao Mercosul, assim como a Venezuela, [que] está aderindo, devem ser integrados às discussões. Queremos com isso chamar a atenção para o desenvolvimento econômico do centro-oeste e mostrar como Mato Grosso desempenha [um] papel importante neste contexto", sustentou o senador.

Na reunião, os presidentes devem centralizar o debate em torno de questões políticas, econômicas e os novos acordos comerciais que estão surgindo a partir do novo cenário pós-crise, que atinge principalmente os países europeus.