ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Espetáculo premiado pelo Ministério da Cultura se apresenta sexta-feira no Sesc Arsenal

Data: Quarta-feira, 08/02/2012 00:00
Fonte: Por Karina Arruda

O espetáculo “Choro da Alma” contemplado pelo Ministério da Cultura em 2010, através do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, se apresenta sexta-feira (10) no Teatro do Sesc Arsenal às 20 horas. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos a partir das 19 horas.

Idealizado e produzido pela Digoreste Produção Cultural, Choro da Alma possui como tema a releitura da Dança do Chorado, dança típica de Vila Bela da Santíssima Trindade, que possui mais que dois séculos de existência. O enredo do espetáculo contemporâneo é baseado na história registrada em obras bibliográficas, e especialmente, na memória popular da comunidade vila-belense a respeito da dança típica.

A Dança do Chorado, ainda hoje preservada e cultuada pelos vila-belenses, originalmente foi o instrumento encontrado pelas negras escravas para persuadir os senhores a amenizarem os castigos dados a seus familiares. Um dos principais elementos do Chorado é a garrafa de kanjinjin equilibrada na cabeça pelas dançarinas. Segundo as dançarinas do Chorado, o elemento foi incorporado à dança recentemente, na década de 80 para 90.

A produção do espetáculo, formada por Edilberto Magalhães, Karina Arruda e Milene Motta, afirma que Choro da Alma é uma releitura poética da Dança do Chorado baseada na história, nos lamentos e nas lembranças do povo vila-belense, que preserva esta dança como um dos maiores símbolos de sua vitória pela liberdade. A concepção do espetáculo foi baseada no registro presente em livros e obras audiovisuais, mas principalmente pelo registro feito pela equipe, através de depoimentos e imagens coletadas durante a tradicional Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Fábio Alino, Edilberto Magalhães e Lívia Amorim são os bailarinos que dão vida ao espetáculo que utiliza artigos religiosos, corda, porta cênica, garrafas e projeção audiovisual em sua construção. A interação entre os bailarinos e os elementos cênicos carregados de simbolismos é o aspecto fundamental para a incorporação da essência da dança tradicional. A trilha, composta por canções de Milton Nascimento, poesia de Solano Trindade e outros, proporciona vivacidade ao espetáculo que se baseia na história existente por trás da dança.

Na primeira turnê, realizada em 2011 como produto final do Prêmio Klauss Vianna, o espetáculo realizou 10 apresentações divididas entre os municípios de Chapada dos Guimarães, Poconé e Cuiabá. Retorna em 2012 com essa primeira apresentação no Teatro do Sesc Arsenal, que conta com o apoio do Pavilhão das Artes e Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso.

Mais informações podem ser obtidas através do site www.espetaculochorodaalma.com ou pelos telefones (65) 9267-9609 e 9267-9635.

Prêmio Klauss Vianna
Criado em 2006 pelo Ministério da Cultura, através da Fundação Nacional de Artes – Funarte, o prêmio tem como objetivo apoiar a produção artística nacional na área da dança. Durante as suas edições ele foi se consolidando. Atualmente é considerado um dos prêmios mais importantes da dança no Brasil. Seu nome é uma homenagem ao bailarino, coreógrafo, ator, diretor, professor e crítico de teatro e dança Klauss Vianna (Belo Horizonte, MG, 1928-1992), que criou um método precursor de preparação corporal para artistas cênicos.

Serviço

O quê: Espetáculo Choro da Alma
Data: 10 de fevereiro
Onde: Teatro do Sesc Arsenal
Horário: 20 horas
Preço: Entrada gratuita, com distribuição de ingressos a partir das 19 horas