ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

"Ai se eu te pego" ganha paródia com linguajar cuiabano

Data: Terça-feira, 07/02/2012 00:00
Fonte: G1 - MT

O hit do momento interpretado pelo cantor do Michel Teló, “Aí seu eu te pego”, ganhou uma versão adaptada ao linguajar cuiabano: “Aí se eu te panho”. A criação é da dupla sertaneja Marcus Moreno e Frank Viola, que está há dois anos na estrada. Os cantores são naturais da cidade de Cáceres, localizada a 250 km de Cuiabá. Frank, que é o autor da letra, contou em entrevista ao G1 que após a música ter sido divulgada na internet por uma fã da dupla, ganhou grande repercussão, então eles resolveram montar um clipe da paródia.

Segundo Frank, a paródia surgiu em meio aos ensaios de shows, como uma brincadeira, mas que por fim acabou entrando no repertório da dupla. “Estava em casa aprendendo a música original e me veio à mente fazer algo engraçado para o nosso show, porque temos uma parte da nossa apresentação em que gostamos sempre de acrescentar algo de humor. Um dia, comecei a cantar o refrão e alguns dias depois comecei a escrever a letra”, explicou Frank.

A ideia de divulgar a paródia da música partiu de uma fã que estava em um barzinho da cidade onde a dupla costuma se apresentar. “Já tínhamos tocado a versão do ‘Aí se eu te pego’ algumas vezes durante a noite. Quando estávamos encerrando o show, já cansados, uma fã pediu que tocássemos pela última vez a música porque ela queria gravar. Cantamos novamente e virou sucesso na rede”, destacou.

A linguagem
De acordo com o estudioso em literatura brasileira do departamento de letras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Mário César Leite, ainda não há uma definição clara de qual é a origem do linguajar cuiabano. “Existe uma discussão que a pronúncia cuiabana tenha surgido da mistura dos índios, espanhóis e portugueses. Além disso, alguns estudiosos acreditam que os paulistas e os mineiros tenham contribuído com a linguajar, quando vieram povoar o estado, mas ainda não há uma definição clara de como surgiu a pronúncia cuiabana”, informou.

O professor destaca ainda que em alguns lugares do país, como o estado de Goiás e São Paulo, são usados os mesmos termos que os cuiabanos utilizam, no entanto o que difere dos demais lugares é o sotaque e a melodia da pronúncia.

Definições
Segundo o professor Mário, "chuçar" significa cutucar. Já "vôte" é uma exclamação que geralmente é usado quando a pessoa tenta demonstrar espanto ou surpresa. O termo "panho" significa pegar, apanhar. A expressão "expia" significa olhar, observar. "Faceiro" é o mesmo que contente, eufórico. E bocaiúva é uma fruta muito apreciada em Mato Grosso.

Veja abaixo a letra da música:
Sábado, lá na chácara
Tava faceiro chupando bocaiuva
E passou a cabrita mais linda
Tomei coragem e comecei a falar
Vôte, Vôte, agora o quê que é esse
Ai, se eu te panho, ai ai, se eu te panho
Expia, expia, mas agora, desde quando
Ai, se eu te chuço, ai ai, se eu te chuço