ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Foco de raiva bovina detectado em fazenda na divisa com o Pará

Data: Sábado, 04/02/2012 00:00
Fonte: Ignácio Roberto Interativa FM

Um foco de raiva bovina foi registrado em Vila Rica, na fazenda Europa. O produtor Vatutin Pareira Maia procurou o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) e comunicou que desde novembro, animais vieram a óbito apresentando sintomatologia nervosa.

O pecuarista vacinou o rebanho contra a Raiva e o Botulismo. Segundo o Indea, no dia 16 de janeiro foram coletados cérebros de um bezerro e de um cavalo e enviados para exame em Goiânia-GO.

A suspeita foi confirmada, e com isso, todas as propriedades localizadas a um raio de 12 km  da fazenda estão sendo notificadas. Os produtores deverão vacinar o rebanho e apresentar nota fiscal junto ao Indea.

A Raiva bovina é uma das doenças infecto-contagiosas que mais tem causado preocupações ao governo e pecuaristas, tanto por ser uma zoonose, refletindo em impacto para a Saúde Pública, ou pelos prejuízos causados pela doença na América Latina. Esses prejuízos atingem as cifras de U$ 30 milhões/ano, provocando a morte de pelo menos 100.000 animais.