ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Aventureiro realiza expedição Aripuanã Amazônia

Data: Sexta-feira, 03/02/2012 00:00
Fonte: Redação Top News/ fotos Aripuanã Radical

No final de 2011 o paraibano Edmilson Fonseca liderou uma expedição pelo rio Aripuanã que contou com a participação de quatro guias e dez alunos que não tinham muita experiência em descer corredeiras. Na ocasião foram percorridos 660 km durante trinta e dois dias a bordo de canoas canadenses. A expedição começou no município de Aripuanã com a montagem das canoas e a preparação inicial de toda aventura.

 

 

Ao sair de Aripuanã a equipe seguiu rio abaixo, passando pelo trecho da ponte que da acesso a cidade de Colniza até chegarem a cachoeira “Sumauma”, onde tiveram que desmontar as canoas e carregar todo o equipamento num percurso de aproximadamente 1 km, já que o local não oferecia qualquer possibilidade de remar, devido ao tamanho da cachoeira. Após remontar todos os equipamentos a aventura prosseguiu até o entroncamento do rio Roosevelt e terminou na transamazônica.

 

 

Conforme Edmilson, o objetivo da expedição era descer o rio Aripuanã cruzando as corredeiras, através de técnicas de remada e de canoagem canadense em águas brancas. “A canoagem canadense é esse estilo de canoa que a gente usou, ela é montável, leva duas pessoas e pelo formato dela é possível que você desça corredeiras de até classe 3.... existe uma classificação que vai de 1 a 5 e essa canoa permite que você desce 1, 2 e 3, diferente do rafting que até classe 5 você pode descer, que é um bote de borracha” explicou o líder da expedição.

 

Com informações /TV Cabo Branco afiliada Globo