ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Simno e Senai promovem palestra sobre contratação de aprendizes

Data: Quinta-feira, 02/02/2012 00:00
Fonte: Marcelo Guedes

O Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), realizou na noite desta quarta-feira, 01 de fevereiro, para alguns empresários uma palestra sobre contratação de aprendizes, ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

 

As orientações foram ministradas pela Coordenadora Estadual de Educação Profissional Inicial do Senai, Silvania Maria de Holanda, que veio à Juína especialmente para a ocasião.

 

Em entrevista ela deixou claro que o encontro com os empresários visou esclarecer aspectos legais sobre aprendizagem, lei de cotas, o programa de aprendizagem industrial que o Senai promove no estado e tentar trazer alguns desses cursos para a região.

 

"O cumprimento da cota não é só uma questão legal, mas é também uma questão social, que é muito importante para a região, porque agente está oportunizando jovens para se capacitarem e tirar esses jovens da ociosidade em uma fase importante da vida que é a juventude", explicou.

 

Ela frisou ainda que o Senai apenas executa cursos, já o papel de fiscalizar se as empresas estão ou não cumprindo a lei é responsabilidade da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, que é um representante do Ministério do Trabalho no Estado.

 

Para o Presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), Roberto Rios, essa parceria com o Senai é muito importante, porque "leva-nos a qualificar e entender melhor do que vem acontecendo nas leis que são constituídas e que muda a todo momento".

 

Ele ressalta que a parceria veio numa hora importante, já que muitos associados, residente nos oito municípios de base, possuem diversas dúvidas. "Essa foi a primeira reunião e deve haver mais nesses municípios", adiantou.

 

O Diretor Executivo do Simno, Valdinei Bento dos Santos, explicou que várias reuniões e estudos foram realizados com os associados abordando a lei de contratação de aprendizes.

 

"As indústrias, por lei, tem a obrigação de contratar um aprendiz a cada um certo número de funcionários, por isso que estamos esclarecendo a esses empresários as punições e multas que estarão sujeitos se não atenderem a essa demanda e imposição legal que se instalou através do Ministério do Trabalho", disse.

 

Na avaliação da Gerente do Senai de Juína, Antonielle Pagnussat, a parceria firmada com o Simno é importante e de sucesso, pois "são pessoas que estão tentando melhorar o setor e o Senai veio para contribuir para que esse setor se fortaleça e cresça ainda mais na região", finalizou.