ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

1º de Fevereiro - Dia do Publicitário

Data: Quarta-feira, 01/02/2012 00:00
Fonte: NoPoder

O publicitário é aquele que é contratado para trabalhar, através de estratégias, amplamente elaboradas por meio de pesquisas e técnicas, com a comunicação da imagem de seus clientes.Obviamente é muito mais abrangente do que meras linhas, para poder descrever o trabalho do profissional de publicidade.

Procurando pela internet em diversos sites, não é muito difícil você encontrar várias definições para o trabalho que esta pessoa faz em seu dia a dia;

Publicitário não come, degusta o produto. Publicitário não cheira, sente a fragrância. Publicitário não toca, examina o design. Publicitário não dá a resposta, cria outra pergunta. Publicitário não conquista, persuade. Publicitário não procura endereço, procura praça. Publicitário não escuta, decodifica a mensagem.

Mas diante de certas circunstâncias, será que realmente temos o que comemorar no “Dia dos Publicitários”; Com tantas empresas e universidades prostituindo o nosso mercado, desvalorizando o nosso diploma, que dependendo de onde conquistado pode ter sido suado ou não? Já que a escolha de se tornar um comunicador, muitas vezes, é confundida por pessoas a fim de ter um diploma em mãos e fugir da matemática. Ser publicitário é não ter medo de colocar a cara à tapa, é entender que para ter sucesso é preciso ser ousado. Nosso trabalho desconhece limites, não aceita um simples sorriso de canto. Somos 8 ou 80, não queremos agradar pela metade, informar pela metade, ou você entende o que é para ser entendido ou nosso trabalho não foi realizado.

Temos sim é que comemorar, apesar de todas as adversidades da profissão, ainda existem aqueles profissionais que zelam pela honra do que fazemos. Quantos profissionais vocês conhecem que não tem hora para chegar em casa, vivem na correria, escutam “NÃO” várias vezes ao dia? E é esse mesmo “NÃO” que acabaria com o humor de qualquer profissional que para nós, publicitários, é mais uma chance dada para um trabalho alcançar a perfeição.

Esse mesmo profissional que batalha, sofre, sorri e chora tem orgulho de ser apaixonado pelo que faz, pois nós levamos ao mundo a informação, despertamos o desejo, fazemos com que você reflita, flerte e se emocione com nossas campanhas nos breves intervalos entre seus programas preferidos.

Tem quem diga que somos profissionais preocupados com prêmios. E somos! O que não é dito é que antes dos prêmios queremos mesmo é fazer um trabalho bem feito, matar um leão por dia, e se for da vontade dos deuses da propaganda, porque não deixar de matar um leão, somente por um dia, para poder admirá-lo na prateleira das nossas salas pequenas e vazias de objetos, porém, grandes e repletas de pensamentos e imaginações.

Nós somos publicitários. Comunicar é a nossa paixão. Para fazer do nosso trabalho um momento de reflexão no nosso dia. Parabéns.

Claudio Cordeiro é Presidente do SINAPRO/MT ( Sindicato das Agências de Propaganda de Mato Grosso).