ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Grêmio perde e fica fora da zona classificação no Gauchão

Data: Domingo, 29/01/2012 00:00
Fonte: Gazeta Esportiva

Em uma partida extremamente disputada, o Juventude venceu o Grêmio na tarde deste domingo por 2 a 1, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Os gols da equipe serrana foram marcado pelo centroavante Zulu, de pênalti, e Athos, em cobrança de falta que desviou na zaga gremista. Kleber descontou, também de pênalti, no finzinho do jogo.

Foi a segunda derrota do time de Caio Júnior na competição em três rodadas. Com apenas três pontos, o Grêmio é 6º colocado em sua chave, entre oito participantes. Apenas os quatro primeiros seguem adiante. Já o Juventude lidera o outro grupo, com sete pontos - duas vitórias e um empate em três jogos.

Na próxima rodada, o Grêmio recebe o São Luiz, no Estádio Olímpico. O jogo ocorre na quinta-feira, e é o último antes do Gre-Nal do próximo domingo, o qual o Tricolor também joga em casa. Já o Juventude visita o Veranópolis na quarta-feira. Domingo também tem clássico: joga o Ca-Ju no Centenário, casa do Caxias.

O jogo - Foi uma partida movimentada, intensa e equilibrada. Caio Júnior escalou o Grêmio no mesmo 3-5-2 que venceu o Canoas quarta. Logo aos três minutos, a primeira polêmica: o centroavante Zulu tentou cruzamento para a área do Grêmio, mas a bola bateu no braço de Mário Fernandes. O árbitro Anderson Daronco não marcou pênalti para o Juventude, interpretando o lance como não intencional.

O Grêmio, então, respondeu. Aos cinco minutos, Júlio César entortou Rafael Mineiro na ponta e cruzou rasteiro para Kleber, que chutou por baixo, para defesa segura do goleiro Jônatas. Três minutos depois, Júlio César fez nova grande jogada, driblou o goleiro, mas, em vez de chutar, cruzou. A zaga conseguiu afastar.

Júlio César era a grande arma ofensiva do Grêmio, mas também o maior problema defensivo. Às suas costas, o Juventude sempre levou perigo, com o zagueiro Grolli sempre desprotegido no combate aos atacantes. Aos 10 minutos, em jogada tramada naquele setor, Zulu recebeu na área e chutou no cantinho, obrigando Victor a ótima defesa.

Aos 17 minutos, Marcelo Moreno acertou uma cabeçada forte para fora. Na jogada seguinte, Victor foi atingido por Jônatas Belusso após realizar grande defesa, ocasionando uma pequena confusão no gramado. Um dos grandes do primeiro tempo, o arqueiro gremista faria outros dois milagres em sequência: aos 27, mandou para escanteio chute forte de Zulu; aos 31, em novo trama pela esquerda defensiva gremista, Athos apareceu livre na área, Mas Victor salvou com pé.

No minuto seguinte, não deu para o camisa 1 do Grêmio. Em nova jogada às costas de Júlio César, Saimon derrubou Jônatas Belusso na área. Pênalti para o Juventude, convertido por Zulu. Na comemoração, torcedores do Ju derrubaram uma placa de vidro que separa a torcida do campo. Para retirar os cacos, foram necessários dois minutos de paralisação. O Grêmio tentaria uma pressão no final do primeiro tempo, mas o máximo que conseguiu foi um chute cruzado de Kleber, defendido pelo goleiro em dois tempos.

O Juventude adotou postura mais resguardada no segundo tempo, mas ameaçava nos contra-golpes, jogando no erro gremista. Logo aos cinco minutos, Victor saiu jogando errado e Jônatas Belusso chutou forte de longe, obrigando o goleiro gremista a espalmar. Aos 10, Nem tabelou e entrou livre, mas Victor salvou de novo.

No minuto seguinte, falta para o Juventude. Na hora da cobrança, o zagueiro Bruno Salvador acertou um tapa em Saimon e foi expulso pela arbitragem. O lance poderia ter mudado os rumos da partida, mas Athos bateu a falta, a bola desviou em Grolli e enganou Victor: 2 a 0 para o time da casa.

O Grêmio tentou partir para cima, mas Gabriel perdeu a cabeça e também acertou um tapa em um adversário aos 16, e foi igualmente expulso da partida. Os dois times ficaram desfigurados: o Juventude tirou o atacante Jônatas Belusso e colocou o zagueiro Ricardo Filho, enquanto Caio Júnior colocou Marco Antônio e Marquinhos nos postos de Douglas e Fernando.

Mesmo com as mudanças, o Grêmio demorou a se encontrar. O jogo ficou aberto. Aos 25, Athos entrou livre para bater, mas Victor segurou. No minuto seguinte, o goleiro Jônatas saiu do gol e evitou a conclusão de Kleber. Na sequência, Athos recebeu de Zulu livre, mas chutou mais o chão que a bola. No contra-ataque, Marquinhos ficou liberado para fuzilar Jônatas, mas errou o domínio e ficou impossibilitado de concluir.

O Grêmio tentou pressionar, mas não tinha organização. Aos 29, Marcelo Moreno recebeu na área e girou concluindo com precisão, mas Jônatas fez grande defesa. Aos 36, Mário Fernandes desviou de cabeça após escanteio e Marquinhos chutou de primeira, mas sem equilíbrio, facilitando a defesa de Jônatas. No finzinho, Victor ainda evitou gol em chute de Martínez.

Aos 43, Kleber entrou livre na área, mas Jônatas evitou o gol. Na sequência, cruzou para a área e Marcelo Moreno foi derrubado por Everton: pênalti para o Grêmio. Kleber bateu com precisão e diminuiu. Foi o segundo gol do Gladiador no Gauchão. Dois minutos depois, Mário Fernandes recebeu de Kleber e deu de voleio, quase empatando.