ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Equipe da Defesa Civil avalia danos em municípios afetados pela chuva

Data: Quarta-feira, 25/01/2012 00:00
Fonte: Odocumento/ Foto: Arq. Top News/ Adalberto

A Superintendência de Defesa Civil do Estado, com uma equipe composta pelo superintendente e técnicos, já está em Apiacás, município localizado a 1.010 km ao Norte de Cuiabá, avaliando os danos causados pelas chuvas que atingiram a região Norte de Mato Grosso.

Conforme informações da Defesa Civil, a ponte sobre o Rio Apuí deverá ser liberada nesta quinta-feira (26.01), facilitando o acesso aos municípios de Paranaíta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Apiacás. A ponte, localizada no Km 42 da MT-160, estava interditada devido a avarias em sua cabeceira, causadas pela forte chuva dos últimos dias.

“A Prefeitura e a Secretaria Estadual de Transportes e Pavimentação Urbana (Septu) estão recuperando a rodovia e a ponte, mas o mau tempo tem atrapalhado os trabalhos”, informa o coordenador de Atendimento de Acidentes Ambientais da Defesa Civil, Raul Catunda, recomendando que as pessoas busquem informações sobre as condições das estradas com a Polícia Rodoviária antes de se deslocarem para aqueles municípios.

A equipe da Defesa Civil permanecerá na região até quinta-feira (26.01), fazendo a verificação de áreas de risco nos municípios de Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Paranaíta. Na sexta-feira (27.01), a equipe se desloca para Querência, Ribeirão Cascalheira, Nova Nazaré e Água Boa.

Também serão visitados os municípios de Castanheira, Juruena, Cotriguaçu, Vila Rica, Santa Terezinha, Confresa, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu, Cana Brava do Norte, Alto Boa Vista, São Félix do Araguaia, Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antônio e Gaúcha do Norte.

O município de Colniza deverá ser vistoriado pela Defesa Civil, tendo em vista os problemas ocorridos em 2011 na época das chuvas. “Colinza ficou isolada no ano passado, daí nossa preocupação”, explica Raul Catunda.

Integram a equipe da Defesa Civil o superintendente do órgão, Sérgio Delamônica, a coordenadora de Prevenção, Resposta a Desastres e Reconstrução, Rosângela Araújo França, e os técnicos Rafael de Azevedo Carrera e Benedito de Araújo Gomes. A Defesa Civil está recebendo apoio do Setor de Transportes da Casa Militar para seu deslocamento.