ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Saúde do Estado alerta população para ataques de animais peçonhentos em época de chuva

Data: Sexta-feira, 20/01/2012 00:00
Fonte: Assessoria SES/MT

Com o aumento das chuvas nesta época do ano, as ocorrências de acidentes com animais peçonhentos aumentam. Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) em 2011 foram notificados 1.880 acidentes envolvendo animais peçonhentos como serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas e lagartas.

 

Em 2010 esse número foi de 2.320 ocorrências. A queda dos números de acidentes, se deve ao fato da forte atuação da vigilância em saúde frente ao impacto de agravo na população. A maioria desses acidentes foi notificada como tendo ocorrido na zona rural e as vítimas eram homens.

 

Segundo o gerente de núcleo de apoio a Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Márcio A. Freire, quando serpentes e outros animais peçonhentos forem encontrados em quintais ou no interior das casas, quer seja na zona rural ou urbana, as pessoas podem chamar o Corpo de Bombeiros ou CCZ – Centro de Controle de Zoonoses do município para fazerem o recolhimento correto do animal.

 

Márcio Freire explica ainda que, “a recomendação é que quando a pessoa for picada por animais peçonhentos deve-se manter a vítima calma, lavar o local afetado com bastante água e sabão e, imediatamente após, levá-la a uma unidade de saúde. Não deve amarrar ou tentar sugar o veneno no local da picada, nem cortar, aplicar borra de café, fumo ou fazer qualquer outro tipo de intervenção sem fundamento, que possa ocasionar contaminação, necrose, amputações e até mesmo a morte da vítima. Em hipótese alguma se deve oferecer qualquer tipo de medicamentos, via oral, e/ou bebidas que contenham álcool. Este tipo de procedimento não ajuda em nada e só piora o caso”.

 

Para maiores informações a Secretaria de Estado de Saúde (SES) possui, a Gerência de Núcleos em Apoio da Vigilância em Saúde Ambiental que presta informações e tira quaisquer dúvidas sobre acidentes com animais peçonhentos através do telefone 3661- 3559 ou 3661-2494 (fax).

 

Sobre os danos causados pelo ataque de um ataque de animal peçonhento, Márcio Freire, explica que “as conseqüências de uma picada de animal peçonhento variam de acordo com a espécie do animal agressor, mas em idosos e crianças até 10 anos os efeitos e seqüelas costumam ser mais intensos e sérios. Por isso a importância das medidas de prevenção, bem como a divulgação de orientações sobre os principais animais peçonhentos em Mato Grosso”.

 

PREVENÇÃO CONTRA SERPENTES – A medida de prevenção mais comum para evitar acidentes que envolvam Serpentes é evitar os locais onde elas podem ser encontradas. Se tiver que adentrar o habitat das Serpentes a pessoa deve fazer isso calçando botas de cano longo, calças compridas de tecido grosso e camisa de manga comprida do mesmo tipo de tecido. Em depósitos de grãos, por exemplo, os cuidados devem ser redobrados e os trabalhadores devem se movimentar sempre com muita atenção. Nos casos em que as pessoas sofram ataque devem procurar, imediatamente, ajuda médica na unidade de saúde mais próxima.

 

PREVENÇÃO CONTRA ESCORPIÕES – Uma das maneiras mais comuns de os Escorpiões entrarem em contato com os humanos é invadindo as residências por meios dos canos de esgoto, local onde vivem as baratas. Os Escorpiões penetram no esgoto em busca das baratas, que lhes servem como alimento, e daí entram nas casas através dos ralos dos banheiros ou da cozinha.

 

A recomendação é a vedação das tampas dos ralos, enquanto não for necessário seu uso. Outro local onde as baratas vivem, e onde os escorpiões podem ser encontrados, são as caixas de gordura das residências. Nesse caso a limpeza freqüente dessas caixas de gordura pode evitar o perigo de ser picado por um desses animais.

 

PREVENÇÃO CONTRA ARANHAS - Para prevenir e reduzir o número de acidentes com Aranhas algumas das recomendações são: manter limpa a casa e a área ao seu redor e, evitar lixo e entulhos que podem servir de abrigo para muitos desses animais, tapar frestas e buracos nas paredes, tapar ralos de pias e de banheiros, examinar calçados e roupas pessoais, de cama e banho antes de usá-las e não colocar as mãos em tocas, buracos ou ocos de árvores.

 

Nos sítios e chácaras, manter uma área limpa em volta da casa, sem mato e, quando for aos pomares, seguir as orientações dos hábitos desses animais, pois a maioria deles gosta de ficar em cascas de árvores, escondidos entre as folhas do solo, debaixo de pedras, em locais úmidos e escuros. Quem pratica eco turismo também deve se proteger usando calçados fechados como botas e tênis.

 

PREVENÇÃO CONTRA ATAQUES DE ABELHAS – No caso das Abelhas a melhor prevenção é não se aproximar da Colméia. Uma vez que os ataques ocorrem nas regiões de floresta onde elas gostam de fazer sua Colméia, estar protegido com botas, calças e camisas de manga comprida feita de tecido grosso, ajuda.

 

PREVENÇÃO CONTRA LAGARTA LONÔMIA - De coloração marrom-esverdeada, a lagarta Lonômia gosta de ficar em grupo nos troncos das árvores, o que faz sua cor se confundir com o tronco. As pessoas desatenciosas colocam a mão ou se encostam ao tronco entrando em contato com as cerdas (espinhos) do corpo da lagarta que penetram na pele e jogam o veneno no corpo da vítima. O veneno da Lonômia pode causar hemorragia cerebral. A única prevenção se constitui em muita atenção ao andar em local de floresta.