ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Chuvas alagam ruas de Juína e deixam milhares de pessoas isoladas em mais quatro cidades

Data: Quarta-feira, 18/01/2012 00:00
Fonte: JNMT
 

Janeiro e Fevereiro são meses de chuva no Brasil, e constantemente acompanhamos notícias de enchentes nos diversos estados brasileiros. Em Juína, muitos juinenses presenciaram o início da chuva que começou a cair em grande quantidade na tarde desta terça-feira, 17, às 17h:45min. A água alagou por completo ruas e avenidas no município.

 

A chuva cessou duas horas depois. Quem sofre com o excesso de chuva são os moradores que residem em suas residências localizadas nas baixadas do município, estes que têm suas casas invadidas pela água e são obrigados a se retirar sem ter onde morar.

 

Vale lembrar também que as estradas de chão também sofrem com o excesso de enxurrada provenientes da chuva. As obras inacabadas e mal estruturadas colaboram para o agravo da situação, impossibilitando parcialmente a trafegabilidade de veículos, além de levar insegurança aos que residem nas “margens do rio”. Os bairros com a maior parcela de população carente geralmente são os que mais sofrem com esse tipo de problema. (texto Éverton Trindade)

 

Outras cidades

As fortes chuvas que caíram na terça feira 17  isolaram as cidades de Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e parte dos municípios de Apiacás e Paranaita, cidades localizadas no norte de Mato Grosso. Essas cidades estão  distantes mais de mil quilômetros de Cuiabá. A situação é de caos e medo.

 

O primeiro ponto de isolamento ocorreu a 135 quilômetros da cidade de Alta Floresta deixando as cidades de Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde isoladas. No primeiro ponto de interrupção do trafego, um córrego que corta a estrada de chão chamada de estadual MT 208 encheu deixando a estrada  coberta com mais de um metro de água, como mostra a foto.

 

O segundo ponto de alagamento da MT 208 também ocorreu no município de Nova Monte Verde. Outro córrego que corta a estrada estadual trasbordou e cobriu a MT 208 com uma lamina de água superior a um metro e meio de altura e mais de 50 metros de largura. O terceiro e quarto ponto de isolamento da MT 208, ocorreram na parte da estrada que corta o município de Nova Bandeirantes. Duas pontes de madeira foram levadas pelas águas, segundo informações de populares por telefone.

 

Em Nova Bandeirantes, de acordo com relatos de moradores, também via telefone, próximo a cidade, existem inúmeros caminhões atolados em uma estrada vicinal que liga o município ao Parque Nacional do Juruena  isolando mais de 3 mil moradores da área rural e dos garimpos Novo Astro e Juruena.

 

Moradores da área rural do município de Paranaíta também sofrem com isolamentos. Hoje a tarde em uma estrada vicinal que liga a MT 208, a poucos metros da MT 208 uma ponte estava sendo recuperada com auxilio de uma retro escavadeira PC.