ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Cuiabano elimina 17kg e ganha destaque em programa global

Data: Sexta-feira, 13/01/2012 00:00
Fonte: Bem Estar

Duas histórias de mudança de alimentação, peso e vida quase milagrosas – uma em Cuiabá (MT) e outra em Santa Luzia (MG) – foram tema do Bem Estar desta sexta-feira (13).

Os jovens Danilo Nunes e Danielle Sousa acompanharam o programa ao longo de 2011, seguiram as dicas das nutricionistas e dos endocrinologistas convidados e conseguiram emagrecer.
 
Danilo contou que, no início de 2011, pesava 94 kg, em 1,70 m de altura. Consultou-se com um cardiologista, endocrinologista e uma nutricionista. Foi orientado sobre alimentação e incentiva a frequentar uma academia.
 
Desde então, ele já eliminou 17 kg. Hoje tem a musculatura definida pela atividade física, aprendeu a se alimentar melhor e a ter mais força de vontade.
 
Já Danielle escreveu para o Bem Estar dizendo que sempre foi obesa (tinha 115 kg) e já havia passado por várias dietas. Estava quase parando mais uma quando estreou o Bem Estar, em fevereiro de 2011, e de lá para cá aprendeu que não deve fazer dietas que o corpo não aguenta.
 
Ela, então, procurou uma nutricionista e começou a se reeducar. Segundo a jovem, emagrecer sem cirurgia e sem medicação não é fácil, mas o programa mostrou que é possível. No início, teve bastante dificuldade, mas com as dicas, tudo ficou mais fácil. Atualmente, ela pesa 71 kg, ou seja, saiu da obesidade mórbida para o sobrepeso.
 
Emagrecer não é fácil
Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Ana Maria Lottenberg, perder peso de forma saudável não é tarefa fácil: envolve muita disciplina, paciência, força de vontade e, principalmente, reeducação alimentar.
 
A conta é simples, basta gastar mais calorias do que você ingere. O problema é encontrar uma maneira agradável e saudável de fazer isso. Uma das principais barreiras para quem está em um processo de emagrecimento é esperar pelo resultado, que pode não vir na mesma velocidade que a pessoa imagina.
 
Por causa disso, muitos desistem e voltam a engordar. Às vezes, passam a pesar até mais do que antes da dieta.
 
Os prejuízos da gordura em excesso
Comer gordura demais e acumulá-la no corpo podem provocar doenças cardiovasculares, obesidade e até câncer.
 
O coração de uma pessoa que pesa 50 kg, por exemplo, tem força para trabalhar para um corpo de 50 kg. Se essa pessoa engorda e fica com 80 kg, o coração dela terá de trabalhar para mais 30 kg. Isso pode gerar hipertrofia ventricular, que é o aumento do músculo do coração por excesso de trabalho.
 
Além disso, outros problemas da obesidade são: hipertensão arterial, trombose, apneia do sono, gordura no fígado, infertilidade, colesterol alto, diabetes tipo 2.
 
A dieta de Danilo antes:
- Tomava só café antes do almoço e, às vezes, comia coxinha de frango e tomava refrigerante
- Também bebia cerca de meio litro de leite integral, com cinco colheres cheias de achocolatado
- Comia 1,5 kg de comida no almoço, junto com um refrigerante de 600 ml. No cardápio, havia arroz, feijão, batata, macarrão, muito bife com gordura, frango ou linguiça. De verduras, só tomate e alface
- Passava o dia todo tomando refrigerante
- Não comia nada a tarde toda
- Jantava por volta das 20h, cerca de 1 kg de comida
- Não fazia atividade física
 
A dieta de Danilo agora:
- Por orientação medica, no início da dieta ele teve que cortar em 100% a ingestão de açúcares e adoçantes
- Também foi proibido de comer tudo o que nasce embaixo da terra, como mandioca, batata e inhame. Não podia comer gordura de carne, que foi substituída por proteína de soja. O arroz branco foi substituído pelo integral. Frituras e refrigerantes foram 100% cortados, bebidas alcoólicas e gaseificadas também. Ele, então, passou a abusar de peixes, frutas e legumes
- No café da manhã, toma café sem açúcar com leite desnatado ou semi-desnatado, além de uma fruta da estação
- Antes do almoço, come outra fruta ou bebe leite
- No almoço, come 500 gramas. No prato, tem arroz branco, feijão e carne com o pouca gordura, de preferência peito de frango grelhado ou filé de merluza e muita salada (tomate, cebola, pimentão, pepino e folhas como alface, rúcula, agrião, couve-flor) temperada com azeite extra-virgem e pouco sal
- No meio da tarde, come bolacha do tipo água e sal com leite ou uma fruta mais pesada, como abacate ou manga. Às vezes prefere uma vitamina de qualquer fruta
- Dependendo do horário, janta normalmente ou faz um lanche reforçado, com pão integral, ricota, alface e um filé de peixe ou peito de frango
- Às vezes substitui a janta por um shake
- Pratica musculação