ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Seis presos em MT por pesca na Piracema e 585 kg peixes apreendidos

Data: Quinta-feira, 12/01/2012 00:00
Fonte: Só Notícias

Muitos pescadores continuam desrespeitando o período de reprodução dos peixes em Mato Grosso. De novembro, até agora, a SEMA apreendeu 585,66 quilos de pescado, em diversas regiões. A maior quantidade foi esta madrugada, na rodovia entre Barão de Melgaço e Santo Antônio do Leverger - 368 quilos de pescado em filés das espécies cachara e pintado.

A Superintendência de Fiscalização de Pesca da Secretaria de Meio Ambiente informou que foram vistoriadas 2.908 pessoas, 937 veículo, 171 embarcações, 260 empreendimentos (estoques). Os fiscais aplicaram 20 autos de infração, 44 termos de apreensão. Seis pessoas já foram presas.

"Entendemos que os números são o resultado da intensificação no trabalho de fiscalização desde o ano passado, principalmente porque passamos a prender e realizar flagrantes em quem estivesse pescando, transportando peixe, etc, afinal pescar no período proibitivo é crime e, de ações mais efetivas nos meses de novembro e dezembro", disse o superintendente de Fiscalização, Paulo Ferreira Serbija.

Desde 1º de novembro, nos rios da Bacia Hidrográfica do Araguaia e, 05 de novembro nos rios das Bacias Hidrográficas do Amazonas e do Paraguai até o dia 28 de fevereiro deste ano é proibida a pesca nos rios de Mato Grosso, inclusive na modalidade pesque e solte.