ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Brasil lançará até março medidas para exportações

Data: Terça-feira, 03/01/2012 00:00
Fonte: TERRA

O governo brasileiro promete para o primeiro trimestre do ano que vem novas medidas para incentivar as exportações brasileiras. A expectativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) é que haja crescimento das exportações e que o ano de 2012 seja superavitário no comércio exterior.

"Medidas que incentivem principalmente a exportação de manufaturados", explicou o secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira. O governo ainda não adianta que tipo de medidas devem ser anunciadas, mas sinalizou que a questão fiscal é importante e também que deve haver um esforço na área de crédito, que é escasso em países que sofrem mais com a crise econômica." Vamos trabalhar com elemento de crédito, ele é um elemento importante nesse sentido", disse Teixeira.

Com previsão de cenário negativo na economia internacional, o Brasil quer aproveitar o momento para passar a vender produtor de média e alta tecnologia. "Sentimos que é importante do ponto de vista de ganhar novos mercados", disse o secretário, ao analisar que o momento da economia brasileira é favorável.

A análise do MDIC para o cenário internacional é dividido entre pontos favoráveis, como o câmbio, por exemplo, e a menor possibilidade de queda dos preços das commodities devido a essa menor variação cambial.

Por outro lado, preocupa o governo brasileiro a redução da economia da zona do euro e dos EUA (segundo maior mercado das exportações do Brasil). O menor crescimento chinês também é considerado negativo para as exportações brasileiras.

O ponto mais negativo para o Brasil, segundo o MDI, é a chamada guerra cambial, quando países manipulam o valor das moedas. "O que mais tem nos preocupado é a guerra cambial, o que tem sido fortemente combatido pelo governo brasileiro", disse o secretário-executivo do MDIC.