ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Governador abre Semana do Meio Ambiente com destaque a biodiversidade e o consumo consciente em MT

Data: Terça-feira, 08/06/2010 00:00
Fonte:

Fonte:secommt/Thaiza Fabill

O governador Silval Barbosa abriu na manhã desta terça-feira (08.06), a sexta edição da Semana do Meio Ambiente, em solenidade no Salão Nobre Cloves Vettorato, em Cuiabá. Na ocasião, houve várias apresentações culturais, tais como, performance poética e coral infantil da UFMT que arrancaram aplausos do público presente. Este ano, o evento terá uma extensa programação envolvendo conferências, palestras, exposições e mostra de trabalhos científicos, sendo que os temas principais da Semana do Meio Ambiente são a Biodiversidade e o Consumo Consciente.

Silval Barbosa, apresentou as conquistas do Governo pelo trabalho prestado ao meio ambiente nos últimos sete anos. “Em 2004, a Sema tinha 250 servidores e hoje, temos mais de 800 servidores públicos. Nós investimos nesta ferramenta, bem como, na preservação do meio ambiente”, disse o governador ressaltando que o Estado avançou e precisa ainda avançar mais em todos os segmentos.

Vale destacar que a Semana do Meio Ambiente, realizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), tem como objetivo refletir sobre os principais fatores responsáveis pelos impactos ambientais e saber como o governo, Organizações não governamentais (ONGs), empresas, instituições de ensino e a sociedade podem enfrentar essas realidades.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, demonstrou que o Governo do Estado vem se dedicando, com afinco, à unificação e atualização das leis ambientais, em que o governo é exemplo de educação ambiental para os outros estados.

“Em 2004, Mato Grosso era o grande vilão do desmatamento. Em 2009, o Estado reduziu cerca de 89% do desmatamento. Durante esses anos, criamos uma política de mudanças climáticas, como também o plano de combate ao desmatamento, e desta forma que desenvolvemos as políticas ambientais para termos um lugar melhor”, afirmou o secretário de Meio Ambiente.

Durante a abertura oficial do evento foi realizada a Assinatura do Termo de Parceria – Governo do Estado e Unimed Cuiabá – visando o fornecimento de Aparelhos de Ginástica, e Relógio Digital Urbano, para o Parque Estadual Mãe Bonifácia. Além disso, o governador e o secretário Alexander Maia assinaram a Portaria que reconhece a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Pegeout-ONF Brasil. Uma área de 1.781 hectares, situada às margens do Rio Juruena, no município de Cotriguaçu, a 950 quilômetros de Cuiabá, na região Noroeste do Estado.

PALESTRA

Na oportunidade, duas conferências sobre os temas foco do evento, Biodiversidade e Consumo Consciente, foram proferidas respectivamente pelo consultor Miguel Serediuk Milano e pela palestrante Paula Gabriela Freitas, do Instituto ICLEI.

O consultor Miguel Milano destacou a importância da Biodiversidade, lembrando que 2010 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional da Biodiversidade. “A população precisa entender o que é a biodiversidade e que ela está presente na alimentação, no remédio, na bebida. Assim, a nossa vida depende 100% da biodiversidade”, afirmou.

Dessa forma, a Biodiversidade é a diversidade da natureza viva que pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. Além disso, a biodiversidade é um bem público global como foi reconhecido há 20 anos pela Convenção sobre a Biodiversidade (CDB). A convenção tinha como objetivos a diversidade biológica, sua utilização sustentável e a partilha justa e proporcional dos benefícios associados ao uso dos recursos genéticos.

O consumo consciente, por sua vez, tem a ideia básica de transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. O objetivo de consumo, quando consciente, extrapola o atendimento de necessidades individuais. Assim como, leva em conta os reflexos na sociedade, economia e meio ambiente, que podem ser positivos ou negativos.

PRESENÇAS

Participaram também da solenidade os secretários de Estado: de Cultura, Oscemário Daltro; de Educação, Rosa Neide de Almeida; de Apoio a Políticas Educacionais Flávia Nogueira; de Projetos Estratégicos, Renaldo Loffi; Adjunto de Agricultura Familiar, Clóvis Figueiredo Cardoso; diretor-presidente da Metamat, João Justino de Barros; diretor-presidente da Unimed Cuiabá, João Bosco.

A programação da Semana do Meio Ambiente segue até quinta-feira (10.06), com várias palestras e apresentações culturais, no Parque Mãe Bonifácia.