ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Colniza conquistou obras e melhorias em 2011

Data: Sexta-feira, 30/12/2011 00:00
Fonte: Da Assessoria (FOTOS: ELVIO LOPES E JOAQUIM SILAS)

A administração da prefeita Nelci Capitani viabilizou, em seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Colniza, diversas obras e melhorias que se traduziram em benefícios para a população, bem como adotou medidas para superar momentos difíceis causados pela enchente deste ano e mantém o compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento do Município.

VEÍCULOS
Ao longo dos três anos de sua administração, a atual gestora municipal  promoveu a recuperação do parque viário do Município, com aquisição de veículos como três novos caminhões para a Secretaria Municipal de Obras; um caminhão para a coleta de lixo; quatro ambulâncias para atender a população da cidade e dos distritos do Guariba e Três Fronteiras; cinco caminhonetes traçadas para as secretarias de Saúde, Agricultura, Educação e Obras; uma caminhonete para a Secretaria de Obras; veículos para as secretarias de Desporto e Lazer, Assistência Social e Conselho Tutelar (Fiat/Uno); um novo Fiat Uno para a Educação; uma caminhonete F-4000 para transporte da merenda escolar; pá-carregadeira e PC 160 Komatsu, para serviços de grande porte e  sete novos ônibus escolares, que representa a renovação de 80% da frota do transporte escolar no Município.

OBRAS
Na Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, a gestora municipal investiu nos projetos para viabilizar uma estrutura que possibilite a ampliação da pavimentação asfáltica da área urbana do Município, que chega ao final de 2011 com três frentes de asfalto.
Entre os serviços realizados estão a pavimentação asfáltica das avenidas Dois Mil; Mato Grosso e do Contorno; das ruas das Mangueiras, das Palmeidas e das Dálias; as travessas das Melissas e das Paineiras e a Rua Jasmin, na região central da cidade, entregues no final do ano passado; pavimentação asfáltica da rua dos Girassóis, em parceria do Governo do Estado; pavimentação asfáltica da Avenida Belo Horizonte, em fase final de conclusão; reformulação da rua Sete de Setembro, com asfalto novo em duas pistas; recuperação quase total do asfalto antigo da cidade, com uma operação tapa-buracos realizada com recursos próprios do Município.
Para melhorar ainda mais a região central de Colniza, a administração municipal viabilizou a construção da Praça da Avenida 2000, no centro da cidade, que deu outro aspecto à urbanização de Colniza; início da adequação do estacionamento do Hospital André Maggi; início da construção da Praça da Paz, atrás do Hospital André Maggi.
Também foi realizada a implantação de drenagem para águas pluviais de um metro de diâmetro ou mais, nas vias que receberam o asfalto no ano passado e em outras ruas e avenidas da cidade, preparando o município para novas obras de pavimentação no futuro; colocação de novas adutoras – mais reforçadas, para a distribuição de água na área urbana do município; implantação de nova sinalização horizontal (faixas) e verticais (placas) para disciplinar o trânsito na cidade e construção de quebra-molas em frente às escolas para garantir segurança aos alunos.
A recuperação de estradas e dezenas de pontes na zona rural são ações que a administração de Nelci Capítani realiza desde o primeiro ano de sua administração, para atender a demanda dos produtores rurais do Município.
Recuperação total da BR, as rodovias MT-206 e BR-174, entre Colniza e Três Fronteiras, reativando o tráfego de veículos entre o município e os estados de Rondônia e Amazônia; construção de novas pontes na cidade e na zona rural.
Este ano, com recursos próprios e parcerias com o Incra, recuperação das linhas e, com apoio do Governo Federal, recuperação das BRs após a enchente que destruiu estradas e pontes; recuperação das estradas rurais na região da Capa, com recursos próprios e reconstrução, com apoio do Dnit, Ibama e madeireiros, da ponte sobre o rio Aripuanã.
Construção da primeira etapa das casas populares de projetos habitacionais do Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal e do Governo do Estado, com a previsão de 160 unidades habitacionais.

EDUCAÇÃO
Construção de duas novas escolas, em alvenaria, na Agrovila e Vila Planalto (Maguila); reforma, ampliação e melhorias em 33 escolas do campo; ampliação da Escola Municipal Coração de Jesus, no Bairro Castelo dos Sonhos; início da construção de nova creche com quadra de esportes no Bairro Garça.
Cursos permanentes de atualização para mais de 300 professores da Rede Municipal de Ensino, da cidade e do campo; merenda escolar de qualidade, com produtos adquiridos diretamente de agricultores familiares de Colniza para atender mais de 6 mil alunos da Rede Municipal de Ensino e sala de informática na Escola Raquel de Queiroz;
Apoio para implantação e manutenção da Apae de Colniza, com um ônibus especial para o transporte de alunos especiais; aquisição de 800 novos conjuntos de carteiras escolares das indústrias do próprio município, valorizando as empresas de Colniza e apoio ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
A administração municipal fez parceria com o Governo do Estado com disponibilidade de salas de aula para o atendimento de mais de 30 turmas do Ensino Médio nas escolas do campo; atendimento a 17 turmas com 286 alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas municipais rurais e apoio para a implantação do Ensino Médio na Escola Municipal Irmã LeonildaPiovezan e viabilização de barco e coletes salva-vidas para os alunos da Escola Municipal do Roosevelt.
Projeto para construção de duas novas quadras cobertas, no distrito do Guariba e para a Escola Municipal Bom Jesus, além de promover atividades artísticas, culturais e educativas na Biblioteca Pública Municipal e concluiu o curso do Profuncionário.

SAÚDE
Entre as ações na área de Saúde realizadas pela Administração Municipal estão a construção da nova Unidade Básica de Saúde do distrito do Guariba, inaugurada neste sábado – 26 de novembro – aniversário da cidade; reforma e adequação do Hospital Municipal André Maggi.
Aquisição de equipamentos para o Hospital Municipal e as Unidades Básicas de Saúde da Família da cidade e do distrito do Guariba e contratação de médicos para atender nas unidades de Saúde da Família e implantação do Centro de Reabilitação e Fisioterapia – Cridac, em pleno funcionamento desde o ano passado.
Parceria com a Pastoral da Criança, que contribuiu para a redução a praticamente zero a mortalidade infantil no Município, com pesagem periódica de crianças de zero a seis anos de idade; realização de cirurgias de média complexidade no Hospital Municipal.
Encaminhamento de pacientes em estado grave de avião para Juína ou Cuiabá, para salvar vidas e acompanhamento de pré-natal e nutrizes para garantia da saúde da mulher no pré e pós parto, evitando a mortalidade neonatal no Município.
Realização de campanhas educativas contra a dengue e mortalidade no trânsito;Aids e doenças sexualmente transmissíveis, com palestras a estudantes da cidade e do campo e do Dia Mundial da Saúde, com diversas atividades.

AGRICULTURA
Construção do Centro de Abastecimento da Agricultura Familiar, na feira-livre, com cobertura, boxes e banheiros, em fase de conclusão; início das obras da Unidade de Beneficiamento de Produtos da Agricultura Familiar;
Realização do 1º Encontro Café com Leite, que reuniu mais de 1.000 produtores rurais para melhorar suas atividades produtivas; apoio à Implantação do Cipem-+ no município; visitas técnicas a pequenas propriedades rurais para levar tecnologias disponíveis para melhorar a produção e defensivos naturais.
Implantação do Programa Luz Para Todos, que hoje chega a centenas de propriedades rurais no Município; apoio para realização da 1ª Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Colniza – Faiccol e parcerias com o Indea e Empaer para projetos no campo.

ASSISTÊNCIA SOCIAL
Manutenção do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti e Projovem, que atende mais de 130 crianças e adolescentes; manutenção do Centro de Convivência Alegria de Viver, que atende mais de 100 pessoas da melhor idade.
Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, que presta assistência social às famílias de Colniza; realização, no final do ano passado, do casamento comunitário que reuniu mais de 100 casais.
Realização de campanhas educativas contra o câncer de mama e da violência contra a criança e o adolescente; realização, por dois anos consecutivos, do Projeto Luzes de Natal; em parceria com a Rede Cemat, troca de 70 geladeiras usadas por novos aparelhos.
Cursos de artesanato na cidade e zona rural, oportunizando às famílias o complemento da renda mensal; realização da I e II Festa da Mulher de Colniza e ações sociais como distribuição de filtros, cobertores e cadastro dos programas federais como Bolsa Família.
Parcerias para atendimento do INSS Móvel no Município e cadastro de beneficiários para o programa de habitação popular em Colniza. |

MEIO AMBIENTE
Realização do 6º Festival de Pesca Esportiva de Colniza, que reuniu mais de 100 pescadores e resultou na captura de mais de 80 peixes; realização de campanhas contra as queimadas urbanas e rurais; parceria com o Ministério Público Estadual para fiscalização em rios e córregos contra a pesca predatória e depredação do meio ambiente; parceria com a Sema e Ibama para fiscalização e controle do desmatamento no Município e parceria com a Polícia Militar para ações de fiscalização em todo o Município.

PLANEJAMENTO
Discussões, audiências públicas e eleição de delegados para o Plano Diretor Participativo de Colniza, com a criação de uma coordenadoria específica para tratar da elaboração do projeto para definir as prioridades para o futuro de Colniza.
Elaboração e encaminhamento de projetos para Brasília e Cuiabá para viabilizar obras e recursos para a Administração Municipal.
Coordenação do Programa Viver Bem, que atendeu moradores de Colniza na área central da cidade; nos bairros Bela Vista, Castelo dos Sonhos e Cidade Alta e no distrito do Guariba, com mais de 5.000 atendimentos.
Levantamento das áreas urbana e rural do Município para a regularização fundiária.
Parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde para efetiva implantação e funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal em Colniza, garantindo alimentos de procedência e qualidade para a população.
Apoio à comercialização de leite pasteurizado nos estabelecimentos comerciais de Colniza; negociação com comerciantes e moradores para implantação de calçadas nas vias pavimentadas da cidade e controle e fiscalização das obras em execução pela Administração Municipal e fiscalização das obras da iniciativa privada, entre outras ações.

FINANÇAS
Elaboração e controle do Orçamento Geral do Município; controle das finanças municipais; audiências públicas para explicar a aplicação dos recursos públicos na Administração Municipal.

ADMINISTRAÇÃO
Manutenção do quadro de servidores, com elaboração da folha de pagamento; Implantação do Concurso Público de 2011; Apoio e parcerias para prestação de serviços à comunidade, como a Junta do Serviço Militar; Apoio para ações da Administração Municipal nos distritos do Município.

GABINETE
Gerenciamento geral da Administração Municipal; Parcerias para implantação de importantes projetos, programas e serviços para a comunidade; Conquista da Vara da Justiça do Trabalho em Colniza, que será implantada em 9 de dezembro;
Apoio para instalação da Agência do INSS em Colniza – local está pronto, falta apenas autorização do Governo Federal; Apoio para implantação da Agência do Banco do Brasil no município – obras do prédio estão em adequação.
Parceria com a Defensoria Pública do Estado e Ministério Público Estadual para a regularização fundiária da área urbana de Colniza.
Conquista do título definitivo de doação da área urbana de Colniza pelo Governo Federal.
Contatos permanentes da prefeita com autoridades estaduais e federais em busca de novos recursos a projetos de interesse da população de Colniza.
Ação direta e imediata da prefeita municipal na recuperação do município após a emergência provada pelas enchentes em fevereiro e março deste ano.
Dedicação da gestora municipal em trabalhar para melhorar a qualidade de vida da população de Colniza, que muito conquistou nestes dois últimos anos, graças à determinação de recuperar a cidade, trazer melhorias e projetar o futuro.
Entendimentos com a Câmara Municipal em parcerias pelo desenvolvimento de Colniza, em um relacionamento harmonioso,, porém, independente do Legislativo Municipal.

DESPORTO E LAZER
Desde o seu primeiro mandato, a prefeita Nelci Capitani tem demonstrado interesse em proporcionar atividades desportivas e de lazer para a comunidade, construindo o Ginásio Municipal de Esportes Ayrton Senna e o Miniestádio Mané Garrincha, que recebeu, neste segundo mandato, vestiários e arquibancadas.  
Realização de campeonatos esportivos para crianças, adolescentes, jovens, adultos e da categoria master, que envolvem a comunidade na prática sadia do desporto; realização e entrega das premiações do Campeonato Rural, com as equipes do campo; construção de uma pista de caminhada no Estádio Mané Garrincha, entre outras.
Realização, este ano, do Carnaval Popular na Avenida, com premiação de blocos e rainhas e desenvolvimento, em parceria com os grupos Abadá e premiação do Campeonato Regional de Futsal.
Este é um resumo das principais atividades desenvolvidas pela administração da prefeita Nelci Capitani em sua segunda gestão à frente da Prefeitura de Colniza e sua equipe assegura que novas conquistas e obras estão sendo viabilizadas para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população de Colniza.
Nas fotos, a prefeita Nelci Capitani com o presidente do TRT, desembargador Osmair Couto e autoridades durante instalação da Justiça do Trabalho em Colniza; asfalto na rua dos Girassóis; com os vereadores na inauguração; população já utiliza a Praça da Avenida 2000 e inauguração da Unidade Básica de Saúde do Guariba.