ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Pecuaristas de MT têm até 5ª para comunicarem vacinação contra brucelose

Data: Quarta-feira, 28/12/2011 00:00
Fonte: Só Notícias/Karoline Kuhn

Os pecuaristas de Mato Grosso têm até quinta-feira para comunicarem a vacinação contra brucelose em bezerras com idade entre 3 a 8 meses e garantirem, deste modo, que suas fichas no Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) não sejam bloqueadas e, também, evitar o recebimento de multas.

De acordo com o gerente da unidade regional de Alta Floresta, Anselmo Loose, os produtores que não vacinarem o rebanho poderão receber multa com valor aproximado de R$ 80 por cabeça. As propriedades irregulares com a vacinação também ficam impedidas de transitar com bovinos e bubalinos, sejam fêmeas ou machos, de qualquer idade, categoria ou finalidade, alerta o instituto.

A vacinação ocorre em duas etapas: no primeiro semestre, cujo prazo para comunicação expirou em junho e, outra, no segundo, com término previsto para quinta-feira, já que as unidades do Instituto fecham na sexta devido ao ponto facultativo de ano novo.

Em janeiro, Anselmo explica que o sistema é atualizado e as propriedades onde as vacinações não ocorreram, ou não foram comunicadas, ficam bloqueadas (sem movimentação). Para confirmar a imunização, o pecuarista deve apresentar o comprovante expedido pelo veterinário que vendeu e aplicou a vacina.

Não está confirmado quantas propriedades, no Estado, estão irregulares. Na regional de Alta Floresta, onde concentra-se cerca de mil propriedades, o gerente apontou que no início do ano foram identificadas cerca de 400 irregulares. Estima-se que há, ainda, em torno de 200 com pendências, porém o número só poderá ser confirmado a partir da nova regularização, no início de 2012.

A Brucelose é uma doença dos animais transmissível ao homem. A presença dela leva a quebra na produção animal e torna o produto da pecuária vulnerável a barreiras sanitárias, diminuindo sua competitividade no comércio internacional. Pode causar, ainda, aborto, morte de bezerros recém-nascidos, retenção de placenta, queda dos índices reprodutivos e descarte precoce de reprodutores.

A vacinação ocorre apenas uma vez, em fêmeas entre 3 e 8 meses. Com idade superior e em machos, é proibida.