ARIPUANÃ, Quarta-feira, 17/04/2024 -

NOTÍCIA

São Silvestre: Semana exige boa alimentação e também descanso, de quem vai correr

Data: Domingo, 25/12/2011 00:00
Fonte: R7

Massas, carnes, queijo, frutas são alimentos bem-vindos na semana que antecede a São Silvestre, para aqueles que vão participar da corrida. Mas fuja de gorduras, doces, refrigerantes, bebidas à base de cafeína e álcool. As recomendações são do preparador físico José Rubens D’Elia, para a corrida do dia 31, que celebra a passagem do ano em São Paulo.

A São Silvestre, no sábado (31), está em sua 87ª edição e este ano terá 25 mil inscritos para um percurso diferente dos últimos anos, com chegada no Ibirapuera.

Além dos treinos e da alimentação, também é preciso pensar em descanso. Assim, não é aconselhado aos que pretendem participar da prova de 15 quilômetros se desgastar durante esta semana: festas de confraternização, só com comida saudável e terminando cedo.

- Correr a São Silvestre não consiste apenas em treinar. É preciso ter cuidados com a alimentação antes da prova para garantir um bom rendimento no percurso.

O especialista lembra também que é indispensável tomar um café da manhã reforçado no dia da São Silvestre. Outro conselho é ingerir bastante água durante os treinamentos, mas aos poucos, e, no dia da prova, tomar repositores eletrolíticos e carboidratos em gel.

Para José Rubens D´Elia não existe uma única receita para todos os corredores nesta reta final, já que o planejamento é pessoal e deve ser acompanhado por técnicos ou nutricionistas.

- Dormir entre seis e oito horas é essencial para quem está se preparando para uma prova de longa distância como a São Silvestre.

A entrega dos kits de participação – apenas com RG original e comprovante de pagamento de inscrição _ será na quarta-feira (28) e na quinta (29), das 9h às 19h, e na sexta (30), das 9h às 17h, nos dois ginásios de treinamento do Ibirapuera, à rua Manoel da Nóbrega, 1.361.

A São Silvestre tem largada em frente ao Masp, na Avenida Paulista (15h, cadeirantes; 15h10, atletas com deficiência; 17h30, elite feminina A e B; 17h30, elite masculina e demais corredores).

O percurso vai por pontos conhecidos da cidade, como Estádio do Pacaembu, Monumento a Duque de Caxias, Teatro Municipal, Viaduto do Chá, Largo São Francisco. A chegada será no Obelisco do Ibirapuera, onde estão os restos mortais de Cásper Líbero, idealizador da corrida.

A Rede Record mostrará a Olimpíada de Londres 2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet, por meio do R7. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016.