ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ladrões usam uniforme da Cemat para assaltar joalheria

Data: Quinta-feira, 22/12/2011 00:00
Fonte: Renê Dióz/ Olhar Direto

Polícia está atrás de dois homens que, disfarçados de funcionários da Rede Cemat, assaltaram na manhã desta quinta-feira (22) pela sexta vez a joalheria Carmen D Lamônica, localizada no bairro Quilombo, em Cuiabá.

O assalto ocorreu por volta das 08h30, segundo Carmen, a proprietária. Ela havia acabado de chegar à loja. De acordo com imagens das câmaras de segurança, a dupla de bandidos já se encontrava em frente à loja antes da abertura.

Carmen conta que se dirigiu logo aos fundos da loja e, minutos depois, voltou para a frente e viu seus funcionários rendidos. “Não acredito, não acredito que isto está acontecendo comigo de novo”, pensou a empresária.

Os bandidos haviam enganado os funcionários avisando que precisavam fazer uma vistoria no sistema elétrico da loja. O estabelecimento possui, além de grandes grades de metal, interfone com câmera, sistema de alarme e cerca elétrica.

Assim que entraram, disseram a uma funcionária que um carro estacionado na frente da loja – um Sandero preto, de propriedade de Carmen – estaria atrapalhando os procedimentos e que era necessário retirá-lo. A funcionária afirmou que o veículo era da dona da loja e logo se prontificou a pedir para que ela o retirasse. Nisso, os bandidos mostraram as armas sob as camisas e anunciaram o assalto.

Quando Carmen chegou, a dupla exigiu que ajudasse a recolher as jóias do mostruário e colocar dentro das bolsas dos funcionários e de uma cliente que havia acabado de chegar. Carmen conta que se recusou. “Fingi que não estavam falando comigo, ajoelhei e comecei a orar”. Ela relata que, ironicamente, a única bolsa que os bandidos não levaram era a sua, que continha um bíblia.

Além dos pertences dos funcionários, da cliente e das bolsas com as jóias – majoritariamente de prata – a dupla levou uma maleta com aproximadamente R$ 50 mil em peças de ouro que Carmen havia comprado para produzir jóias sob encomenda para o Natal.

A ação durou cerca de 20 minutos e os bandidos fugiram com o Sandero de Carmen avisando que logo o abandonariam em algum lugar intacto. Não houve agressão contra os funcionários, que foram rendidos dentro da cozinha da loja durante o assalto.

A polícia está buscando as imagens gravadas de circuito interno para tentar identificar os suspeitos.

Logo após o assalto, Carmen mandou estender faixas ao redor da loja expressando indignidade por ter sido assaltada pela sexta vez. Nas faixas, além de informar que continua atendendo aos clientes, critica a inoperância da polícia com frases como “Os coronéis estão encastelados na sua zona de conforto = vergonha”.

Cemat

A Rede Cemat informou que não houve registro de furto ou perda de uniformes de seu estoque e alertou a população que, atualmente, nenhum serviço da empresa precisa mais ser realizado dentro de residências ou de estabelecimentos. Os procedimentos são todos externos, a não ser vistorias solicitadas pelos próprios clientes pela central telefônica.