ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Nortão teve 4º maior volume de armas que serão destruídas

Data: Terça-feira, 20/12/2011 00:00
Fonte: Só Notícias (foto: assessoria)

A comarca de Sinop foi a 4ª no Estado que mais entregou armas para o Tribunal de Justiça que as encaminhou para o Exército. Ela encaminhou espingardas, revólveres, pistolas e outras apreendidas em cidades da região Norte. Foram cerca de mil apreendidas pela polícia -usadas em crimes ou que estavam ilegalmente com seus proprietários- e faziam parte dos processos judiciais. Da comarca de Rondonópolis foram expedidas 1.300. Cuiabá e Várzea Grande lideraram. Esta tarde, o Tribunal de Justiça concluiu a remessa de 5 mil armadas enviadas para perícia. 90% vão ser destruídas. 10% serão doadas para as polícias Militar e Civil. “Este é outro benefício desta ação. A Polícia muito em breve receberá cerca de 500 armas em bom estado de uso. O índice é positivo, tendo em vista que muitas delas não atendem especificações técnicas ou são de uso exclusivo de outras instituições”, disse  o coordenador militar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, coronel Raimundo Francisco de Souza.

Entre as principais armas que serão doadas estão pistolas 9 milímetros de uso exclusivo, que devem ser encaminhadas ao Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope), espingarda calibre 12, espingardas 38 e revólveres também calibre 38.

Uma das características do trabalho de identificação apontou que as comarcas menores apresentaram mais armas longas, como espingardas e garruchas, enquanto comarcas de maior parte tiveram mais apreensões de revólveres e pistolas. A arma mais pesada foi apreendida em Várzea Grande - metralhadora ponto 50 estava em poder de traficantes. Segundo os militares, ela tem poder de fogo para abater aeronaves.