ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã: Prefeitura recebe ambulância da SAMU

Data: Quarta-feira, 02/06/2010 00:00
Fonte:

Redação e fotos:TOPNEWS

Na manhã desta quarta-feira (02), o prefeito municipal, Carlos Roberto Torremocha (Betão) e a Secretária de Saúde, Antonieta Varaschi receberam uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU -192) para o município de Aripuanã. A cerimônia de entrega aconteceu em frente ao hospital municipal, contou com a presença dos Vereadores Jonas Canarinho, Tadeu do Indea, Tita da Morena e a vereadora Seluir. 

O prefeito Betão elogiou o trabalho que a secretaria de Saúde vem desenvolvendo em prol da saúde de todos os aripuanenses. ``Estou muito feliz por nossa cidade ter sido beneficiada com a SAMU, essa unidade móvel de suporte básico será muito bem aproveitada em nosso município, garantindo um atendimento de qualidade e com mais agilidade a nossa população``, destacou o Prefeito.

Já a secretária Municipal de Saúde, Antonieta Varaschi, destaca que a ambulância ficará a disposição para garantir maior eficiência a todos que precisem do atendimento móvel. Isso está muito próximo de acontecer, a ambulâncias ficará no Pronto Atendimento do municipal a partir da semana que vem dia sete (7), ressaltou Antonieta.
 
O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência. Com o SAMU 192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorrista que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
 
O SAMU funciona realizando o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com profissionais e veículos de salvamento.
A ligação 192 é gratuita, atendida por técnicos que identificam a emergência e imediatamente transferem o telefonema para o médico. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.  Ao mesmo tempo, ele avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local.