ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

MPF e FUNAI se reúnem com índios Araras para debater PBA

Data: Quinta-feira, 01/12/2011 00:00
Fonte: Jregional

Índios da etnia Arara, sob alegado manifestação de direitos de compensação ambiental pelos impactos da obra, ocuparam as instalações da usina hidrelétrica Dardanellos do dia 21 de novembro.

Após um pedido da FUNAI, para desocuparem a usina, a fim de evitar eventuais danos ao Patrimônio Privado, o líder dos indígenas Amazonildo Arara, pediu a aceitação do acordo, caso contrário, não desocupariam o local.

Segundo Ana Cacilda “o empreendedor deve apresentar as ações já executadas e os indígenas vão apresentar sua demanda e nós vamos dialogar com a participação do Ministério Público para garantir que nada saia da legalidade para a regularização do componente indígena no que ainda estiver pendente”.

Assim feito, ontem dia 30 de novembro às 2:00 horas da tarde representantes da FUNAI junto com a Acessoria de Coordenação Geral de Gestão Ambiental de Brasília, a senhora Ana Cacilda mais o representante dos indígenas Amazonildo Arara, se reuniram para uma reunião com objetivo de buscar o entendimento entre ambas as partes.

Ficou decidido que a FUNAI tem até dia 09 para dizer se concordam com o 4º modelo do PBA – Plano Básico Ambiental , se estiver tudo de acordo, irão encerrar o Plano e após, assinarão o termo de compromisso entre a empresa e a FUNAI.