ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Equipe da secretaria de agricultura participou da feira internacional de cafés no Paraná

Data: Quinta-feira, 01/12/2011 00:00
Fonte: Da Assessoria/ Marcos A. Sifuentes

Secretaria de Agricultura Municipal de Aripuanã-MT participou do FICAFE 2011, com o intuito de buscar conhecimentos relacionados a cultura do café, produto esse que é muito apreciado por todos brasileiros (cafezinho).

A Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – Ficafé - é o maior evento da cafeicultura paranaense e um dos maiores do Brasil com foco em cafés especiais. Realizada nos dias 17 e 18 de novembro, no Centro de Eventos de Jacarezinho, este ano a Feira recebeu mais de 5 mil cafeicultores.

Segundo um dos participantes o senhor Heiji da Silva Kawatake engenheiro agrônomo, a feira mostrou novas tecnologias de adubação, defensivos agrícolas e equipamentos para colheita e beneficiamento do café, melhorando a qualidade do grão agregando valor ao produto.

Durante o evento, os representantes de Aripuanã tiveram a oportunidade de participar do curso de degustação e classificação de grãos de café, para o engenheiro Heiji, o curso frisou a importância da colheita do café maduro, “colheita praticamente seletiva”, proporcionando padrão de grãos mais uniformes, processo esse que gera uma bebida de melhor qualidade.

Heiji ainda comenta que, tomar os devidos cuidados no processo de colheita e beneficiamento está diretamente relacionado com o valor agregado do produto final (cafezinho).

Para o Secretário Municipal de Agricultura de Aripuanã, senhor José Oliveira de Souza, é muito importante o apoio que vem obtendo do SEBRAE, através dessa parceria foi possível buscar na (FICAFE), conhecimentos na atividade do café, podendo assim repassar tudo o que foi visto na feira aos cafeicultores e agricultores de Aripuanã e região. 

O Secretário (José), ainda participou de palestra que teve como tema, “produzir e comercializar café especial” sendo o palestrante Colombiano Luis Alberto Cuéllar Gómez, segundo ele, um dos objetivos é a organização dos produtores em rede associativismo/cooperativismo, devido que o mercado internacional visa/cobra o certificado como referência de um bom produto.

Nessa palestra, foram comparados e analisados os meios de produção do café, verificou-se que, os processos antigos produziam no máximo 22 sacas de café por hectare, já no processo atual com novas tecnologias em plantios e beneficiamento, proporciona a produção de 45 sacas por hectare.

Complementa o Secretário José, que ele foi o único secretário de Agricultura Municipal do Estado de Mato Grosso a participar da feira (FICAFE), ressalta que o Prefeito Municipal, Carlos Roberto Torremocha, sempre deu incentivos a Secretaria de Agricultura, Prefeito Betão como é mais conhecido, é uma pessoa que vem de origem humilde e sabe o quanto é importante capacitar e qualificar esses agricultores, sendo assim, esse trabalho em equipe tem dado resultado satisfatório para todos, gerando sustentabilidade aos feirantes, e agricultores em geral.