ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

MT: cana pode ser alternativa na nutrição animal durante a seca

Data: Segunda-feira, 31/05/2010 00:00
Fonte:

Fonte:sonoticias

No próximo dia 21, inicia o inverno, porém a maioria dos municípios de Mato Grosso já sofre com o período da seca e uma das principais preocupações dos produtores rurais é com a nutrição animal. Em função de sua elevada capacidade de produção e disponibilidade durante o período da escassez de outras forragens, a cana-de-açúcar apresenta potencial forrageiro para a utilização na alimentação de bovinos, principalmente em confinamentos. Contudo a exploração máxima do seu potencial depende da suplementação de suas deficiências nutricionais, para que os níveis de produção desejados sejam alcançados. Dessa forma, para o êxito da produção de ruminantes com a utilização dessa forrageira na alimentação é necessário conhecer sua composição nutricional, identificar variedade de plantio, manejo do canavial, entre outros.

O médico veterinário Flávio Castro, doutor em Ciência Animal e Pastagem pela Esalq/USP, explica quais as vantagens e desvantagens da utilização da planta na alimentação de bovinos. Segundo ele, a cana é bastante utilizada pelos pecuaristas de leite, pois pode ser colhida e oferecida direto aos animais (picada). Já na pecuária de corte é mais difícil trabalhar com ela, uma vez que os projetos são maiores e o corte manual acaba dificultando a operação. Assim, acaba sendo boa alternativa especialmente para os pequenos produtores.

Castro explica ainda que a cana constitui um alimento volumoso podendo substituir a silagem ou pasto. Por outro lado, se comparada ao milho ou ao caroço de algodão, não há vantagens na sua utilização para animais de confinamento. "A cana pode substituir a silagem, mas para seu uso correto é preciso fornecer junto com a mesma fonte de proteína, minerais e energia, o que nos leva a concluir que ela não substitui o milho ou caroço de algodão".

Segundo o pesquisador, o uso da cana reduz o custo da dieta, devido sua alta produção por hectare, quando manejada adequadamente. Mas há recomendações adicionais para sua utilização. Como se trata de um alimento muito deficiente em proteína bruta e minerais, é preciso corrigi-la com uma fonte protéica (uréia e farelos protéicos) e também com uma fonte de minerais.