ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Unemat participa da Feira do Livro Indígena em Cuiabá

Data: Quarta-feira, 23/11/2011 00:00
Fonte: Odocumento

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participa da Feira do Livro Indígena, que começa nesta quarta-feira (23) em Cuiabá, por meio de um estande da Editora Unemat.

As 32 publicações produzidas por meio da Faculdade Indígena Intercultural da Unemat poderão ser conhecidas durante o evento que segue até o próximo sábado (26.11).

O coordenador da Faculdade Indígena Intercultural, professor dr. Elias Januário, lembra que a Unemat é a instituição com o maior número de publicações de livros indígenas em Mato Grosso, tendo obras produzidas por acadêmicos indígenas tanto na língua portuguesa como também em línguas indígenas como xavante, ikpeng e tapirapé.

A política de publicações de obras indígenas visa valorizar culturas e saberes, sendo que as obras não são comercializadas, mas distribuídas para escolas indígenas e não indígenas, universidades nacionais e internacionais a fim de socializar os conhecimentos produzidos dentro da academia. “Esses livros são uma forma de permitir que os não índios conheçam as produções indígenas e suas práticas, seu cotidiano, além de contribuir para o processo educacional dentro das próprias aldeias”.

As publicações da Unemat, por meio da Faculdade Indígena, têm quatro séries: Experiências Didáticas, Práticas Interculturais e Institucional e Periódicos. “A maioria das obras é fruto do trabalho dos estudantes indígenas. Para se ter uma idéia do volume, das 32 publicações, 22 foram elaboradas pelos acadêmicos, sendo que 12 desses livros são em português, quatro bilíngue e seis na língua materna dos estudantes”, diz.

A série Práticas Interculturais reúne assuntos das 44 etnias já atendidas pela Educação Superior por meio da Unemat. O principal objetivo desta série é publicar as pesquisas e produções dos acadêmicos e professores gerados no interior da universidade.

A série Experiências Didáticas são obras produzidas pelos acadêmicos e servem de material de apoio pedagógico nas aldeias em que trabalham como forma de abordar temas variados.

Já a série institucional engloba materiais próprios e apoio a pesquisa como os relatórios de avaliação, projetos pedagógicos dos cursos, folders, entre outros. Por fim, a série Periódicos é disponibilizada tanto na versão impressa como em formato digital, que pode ser acessado na página da Unemat, no endereço: http://indigena.unemat.br/. As temáticas são livres e tem um caráter mais científico.

Educação Indígena na Unemat Desde 2001 a Unemat oferta cursos de licenciatura para formação de professores indígenas, tendo formado até o momento 276 professores indígenas de 44 etnias diferentes. Além de ter ofertado duas turmas de especialização lato sensu em Educação Escolar Indígena. A partir do próximo um novo curso: Pedagogia Intercultural passará a ser oferecido pela Unemat.