ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Cuiabá sediará primeiro Curso de Gemólogos de Mato Grosso

Data: Segunda-feira, 21/11/2011 00:00
Fonte: Da Assessoria

Uma boa notícia para o setor mineral, especialmente de pedras coradas. O Primeiro Curso de Gemólogos de Mato Grosso está marcado para o início de 2012, entre os dias 09 e 27 de janeiro. Para participar, os interessados devem seguir alguns requisitos, como ser geólogo, engenheiro geólogo, engenheiro de minas ou possuir o registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA). As inscrições estão abertas, são 40 vagas. Estudantes do último semestre de geologia também podem participar.

A ausência de um gemólogo é um motivo relevante para o setor mineral, considerando que por diversas vezes pessoas físicas e empresas ao efetuarem exportações de pedras coradas em Mato Grosso, ficaram limitadas às regras nacionais de exportação. Toda demanda (de pedras) depende de São Paulo (Associação Brasileira de Gemologia e Mineralogia) ou Brasília (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos) para receberem o laudo, que entre outras coisas, atesta a origem do produto. O processo demora até 30 dias para ser viabilizado, o que atrasa remessa do produto para fora do Estado.

“Existe uma demanda de lapidários no mercado fruto do trabalho realizado pela Companhia de Mineração do Estado (Metamat), através da Escola de Lapidação de Pedras Coradas. O mercado e os segmentos de pedras coradas também estão em franca ascensão. Mas não temos gemólogos no Estado. O curso é oportuno em função do segmento de joalheria e ourivesaria que está abrindo um leque imenso de possibilidades. A figura de um gemólogo é importantíssima para emissão de laudos sobre as pedras a serem exportadas, suprindo uma lacuna no Estado”, explicou o geólogo da Metamat, Wanderlei Magalhães.

Para o presidente da Associação de Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), André Molina, que executa o Curso de Gemólogos em parceria com outras empresas, o Governo do Estado venceu algumas etapas, primeiro com a Oficina de Artesanato, na sequência avançou com a Escola de Lapidação, ambas pela Metamat, capacitando a profissão de lapidários que não existia. Alguns desses profissionais, inclusive, são absorvidos pelo mercado, outros abrem seu próprio negócio e ainda, alguns estão no mercado informal atuando no setor de decoração.

“O fato é que de 2010 para cá, o produto extraído e lapidado é vendido. A ideia do Curso de Gemólogos é apoiar os diversos setores da mineração. Observando a dificuldade do setor, buscamos viabilizar mecanismos, com apoio de órgãos ligados a mineração. O objetivo é fomentar e desenvolver o setor mineral com vistas ao desenvolvimento de uma política mineral no Estado. A expectativa é tornar Mato Grosso um Estado produtor e exportador de pedras coradas”, destacou Molina.

PROGRAMAÇÃO DO CURSO

O Curso de Gemologia contará com aulas teóricas e visita técnica (campo), totalizando 120h. O conteúdo será de responsabilidade do professor e gemólogo Ivan Endreffy, da Associação Brasileira de Gemologia e Mineralogia (ABMG-SP); Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e técnicos (nomes a definir) envolvidos na cadeia da mineração.

Trata-se de uma realização da Agemat, com coordenação pedagógica da MT Broker Treinamento Empresarial, com apoio do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Governo do Estado (Sicme, Metamat, Sefaz) Receita Federal, Crea-MT, UFMT e ABGM-SP.

Informações 8465-3771 Charles Pantoja Esteves