ARIPUANÃ, Terça-feira, 16/04/2024 -

NOTÍCIA

Aumento de preço do etanol faz elevar consumo de gasolina em MT

Data: Sexta-feira, 18/11/2011 00:00
Fonte: 24 Horas News

O aumento no custo do etanol fez ampliar as vendas de gasolina nos postos de Mato Grosso. O revendedor Ranmed Moussa, proprietário do Posto Metropolitano, em Cuiabá, calcula alta de mais de 10% nas vendas do produto derivado do petróleo. “No início do ano, quando o etanol chegou a ser vendido por aproximadamente R$ 1,60, a cada dez litros vendidos, 7 eram de etanol e 3 de gasolina. Hoje, de dez litros, 6 (60%) são de etanol e 4 (40%) de gasolina”, aponta o revendedor.

A mudança do comportamento do consumidor no Estado é confirmada nos dados estatísticos apresentados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e que se referem ao acumulado de 2011. O relatório aponta queda de 17,9% na comercialização de etanol hidratado pelas distribuidoras. Em relação à gasolina, houve incremento de 21,1%. Os números foram contabilizados considerando o consumo de janeiro a outubro.    

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo), Aldo Locatelli, explica que os preços do etanol só devem voltar para patamares mais confortáveis para o bolso dos motoristas com a chegada da nova safra de cana-de-açúcar, o que deve acontecer entre março e abril do próximo ano.

“O período é de entressafra. Com menos produto nas usinas e distribuidoras, a tendência é que os preços se mantenham altos. Assim que as usinas e distribuidoras reduzirem, os postos repassarão a queda aos consumidores” -  destaca Locatelli.