ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Pescadores de Juína receberão Seguro Desemprego durante a Piracema

Data: Sexta-feira, 18/11/2011 00:00
Fonte: Marcelo Guedes

Representantes da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE), de Cuiabá, estiveram na manhã dessa quinta-feira, 17 de novembro, em nossa cidade efetuando as inscrições do seguro-desemprego para pescadores profissionais, que dependem do peixe para viver.

 

Os pescadores de Juína receberão um salário mínimo durante quatro meses, período em que vigora a piracema, onde os peixes procriam e é proibida a pesca nos rios de toda a região da bacia amazônica.

 

Somente em Juína serão 50 pescadores que receberão o benefício. A equipe do Ministério do Trabalho, após realizar os cadastros em Juína, seguirá para Aripuanã, Colniza e finalizará os trabalhos em Juruena, fechando os cadastros da Colônia de Pescadores Z-20, que possui mais de 120 pescadores.

 

Carlos Alberto Capeletti, Presidente da Colônia, disse à Rádio Metropolitana FM que o período da piracema é importante para repor o estoque e o seguro desemprego é uma garantia que o pescador tem nesse período de defeso para sua sobrevivência.

 

Frederico Pereira Sabino da Silva, representante da Superintendência do Ministério do Trabalho, também conversou com a nossa reportagem e frisou que para receber o benefício o pescador tem que possuir a carteira há 01 ano, desempenhar de forma artesanal, ter feito a contribuição previdenciária, estar com a documentação em dia e não há a necessidade de filiação na colônia.

 

Alberto Borges Pereira, Pescador Profissional, acredita que o período da piracema é muito importante e os pescadores estão mais conscientes. Ele revelou ainda, que diferente de três anos atrás, o número de peixes nos rios têm aumentado.