ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Luciane quer que jovens virem “Doadores do futuro”

Data: Quinta-feira, 17/11/2011 00:00
Fonte: Da Assessoria/ Paola Carlini

Incentivar a doação de sangue já na escola aos jovens. Este é o principal intuito do projeto de lei “Doadores do Futuro”, apresentado pela deputada Luciane Bezerra, PSB, na segunda semana de novembro na AL

A iniciativa pretende  conscientizar os alunos da rede pública e privada de ensino sobre a importância da doação voluntária de sangue.   Para isso o projeto de lei prevê que o Governo ministre palestras sobre o tema e convide especialistas e firme parcerias ou convênios com entidades públicas e privadas, para incentivar os estudantes e jovens.

“Doar sangue significa muito mais que doar um tecido vivo, o sangue representa a única maneira de manter um ser humano com vida. E hoje há grande demanda na rede estadual e privada de saúde”, defendeu.
Se implantado pelo Governo do Estado a lei pode acabar com as constantes Campanhas de Doação de Sangue, que rotineiramente são feitas pois  a demanda só cresce.

DEMANDA - Hoje o principal obstáculo enfrentado na captação de sangue é o medo, segundo a diretora do Hemocentro, Eliana Rabane. Conforme ela as pessoas tem muito receio em doar sangue isso é efeito direto da desinformação.

De acordo com o Hemocentro o ideal seriam 100 doadores por dia, isso seria o ideal. O sangue vence, a média dele é de 30 a 35 dias, plaquetas apenas 5 dias. Atualmente em Mato Grosso o Hemocentro possui um déficit de quase 50% na falta de sangue.