ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

SMEC realizou a V Fectima em Aripuanã

Data: Quarta-feira, 16/11/2011 00:00
Fonte: Vitorio Helatczuk/ Foto: Top News

No último sábado dia 12/11/2011, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou, a V FECTIMA (Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação), no Município de Aripuanã), que teve início às 16 horas. O evento foi realizado na Praça São Francisco de Assis, ao lado do Centro de Apoio ao Turismo. A realização da FECTIMA é o resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Aripuanã e as escolas municipais e estaduais.

A realização dessa Feira de Ciências é uma atividade pedagógica que acontece anualmente, onde os educandos, sob a orientação e mediação dos educadores  apresentam diversos trabalhos desenvolvidos através de projetos com temas relevantes para a comunidade local.

O principal objetivo da FECTIMA é de divulgar os trabalhos e projetos, que são desenvolvidos na escola durante o ano, na área de ciências, tecnologia e inovação. As escolas escolhem o tema a ser que serve de base para o desenvolvimento dos projetos. Esse tema é desenvolvido no decorrer do ano letivo que culminam com a realização da Feira. A primeira fase é realizada nas escolas, onde os projetos são criados e desenvolvidos pelos alunos das escolas. Posteriormente é feito uma escolha para decidir quais são os melhores trabalhos ou projetos que são apresentados nessa Feira Municipal (FECTIMA). Esse evento tem mais um objetivo que consideramos muito importante, que é oportunizar a troca dos diferentes conhecimentos, aprendizagem, experiências, bem como a socialização desses conhecimentos com a comunidade, e com o mundo, através das divulgações na internet. Ainda tem a função de fazer a integração entre escolas e comunidade, fazendo com que os educandos tenham uma postura crítica e reflexiva, fazendo relação entre teoria e prática.

Em sua fala a secretária municipal de educação, Rogéria Merino de Macedo, falou que esses trabalhos são avaliados por uma equipe selecionada de professores, quando diz: “elegemos entre educadores e colaboradores, grupos para administração, alimentação, e a equipe da avaliação... solicitamos às escolas que indiquem de um a dois avaliadores. Queremos também pessoas da sociedade civil, para que venham, observem e apreciem esses trabalhos. Após os avaliadores se reúnem para somar os pontos”.

Nós vivemos numa sociedade científica e tecnológica por isso temos que popularizar a ciência e a divulgação da tecnologia, além de despertar a curiosidade e instigar os alunos a serem cientistas. O objetivo da Feira Escolar de Ciência Tecnologia e Inovação é de mobilizar a população e os alunos, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Queremos também chamar a atenção para a importância  das Ciências e Tecnologias para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País. Foi muito bonito ver alunos(as) pequeninos(as) se esforçando para explicar os trabalhos que estavam expondo. Isto é fazer ciência. Começar a formar pequenos cientistas.

Parabéns à Secretaria Municipal pela realização da Feira e às escolas municipais e estaduais que não mediram esforços para trazerem os educandos que fizeram excelentes apresentações.