ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Programa Copa em Ação inicia capacitação dos profissionais do Trade Turístico

Data: Domingo, 13/11/2011 00:00
Fonte: Odocumento

Durante a semana, o Programa Copa em Ação, ação desenvolvida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), iniciou as turmas de qualificação para os profissionais do Trade Turístico. São ofertados cursos de Inglês, Espanhol e Recepcionista para as pessoas que trabalham em hotéis, pousadas, bares, restaurantes e demais estabelecimentos do segmento.

A dinamicidade do mercado de trabalho exige o aprimoramento constante dos profissionais. Mesmo para as pessoas que estão empregadas, a qualificação é indispensável diante da competitividade das empresas. Para o Estado, que será uma das cidades-sede dos jogos do Mundial de 2014, a capacitação torna-se ainda mais latente, mediante a gama de obras e serviços que Mato Grosso terá que ofertar.

De acordo com o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setas-MT, Jean Estevan de Oliveira, os cursos de idiomas do Copa em Ação, por exemplo, possui uma duração de seis meses, com quatro horas de aula, cinco dias por semana. São em torno de 400h/aulas para os profissionais que precisam aprender outro idioma rapidamente.

Para Ricardo Alexandre de Souza, que trabalha como atendente em um hotel, o curso de Espanhol é uma grande oportunidade. “Foi o próprio hotel que me indicou para participar do curso do Copa em Ação. Estou muito feliz em poder aprender, principalmente por ser gratuito o que facilita o acesso das pessoas”, disse Ricardo.

A qualificação dos profissionais do Trade Turístico acontece em parceria com os sindicatos patronais e laborais do setor. Por enquanto, as turmas de qualificação estão concentradas em Cuiabá e Várzea Grande. Mas, a ação será expandida para os 17 municípios que participam do projeto.

“Sabemos o quanto é importante se qualificar para o mercado. Assim, o Copa em Ação favorece empregados e desempregados, além de fortalecer a geração de renda e o sistema de emprego público. Pensamos até em oferecer um selo do projeto para as empresas que tiverem seus profissionais capacitados para a Copa do Mundo”, disse o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setas-MT, Jean Estevan de Oliveira.

Outras informações sobre os cursos de qualificação do Programa Copa em Ação podem ser obtidas pelo telefone (65) 3613-5719