ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Piracema começa dia 4 de novembro em Mato Grosso

Data: Segunda-feira, 31/10/2011 00:00
Fonte: 24 Horas News

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), lança na sexta-feira (4 de novembro), às 9h, em Barão de Melgaço, a Campanha Educativa do Período de Defeso - Piracema 2011/2012. A ideia, de acordo com o secretário Vicente Falcão é promover uma mobilização, de todos os segmentos, para uma grande ação integrada. "Nesse período estaremos intensificando as ações de educação ambiental, pesquisa e fiscalização ininterruptas, visando a conservação e preservação da ictiofauna do Estado de Mato Grosso", explicou.
 
O período do defeso da Piracema em Mato Grosso terá início no próximo dia 1º de novembro, nos rios da Bacia Hidrográfica do Araguaia e no dia 5 de novembro, nos rios das Bacias Hidrográficas do Amazonas e do Paraguai se estendendo até o dia 28 de fevereiro de 2012. Esse período corresponde à fase reprodutiva do ciclo de vida dos peixes e representa a renovação e manutenção dos estoques pesqueiros em nossos rios.
 
No período proibitivo para pesca serão fiscalizados os principais rios das bacias hidrográficas do Paraguai, os rios Araguaia, Cuiabá e Manso, além dos rios Piquiri, São Lourenço, Pirigara, Paraguaizinho, Santana, Sepotuba e outros, totalizando 23 rios, 13 baías, quatro saltos e uma lagoa; da bacia hidrográfica Amazônica, os rios Teles Pires, Juruena e Arinos -, além dos rios Xingu, Culuene, Rio Verde, Guaporé, Ronuro e outros, num total de 22 rios, três saltos e uma corredeira; da bacia hidrográfica do Araguaia-Tocantins, os rios Araguaia e das Mortes, além dos rios Garças, Diamantino, Cristalino, Tapirapé e outros, num total de oito rios.
 
Ao todo, nas três bacias hidrográficas serão fiscalizados 53 rios, 13 baías e sete saltos em 12 municípios.
Lançamento - Durante o lançamento, a Sema vai apresentar o plano de atividades para o período, especialmente as ações ligadas às Superintendências de Biodiversidade, Fiscalização e de Educação Ambiental.
 
Esse plano irá orientar a atuação da secretaria nos principais rios de Mato Grosso, não somente fazendo cumprir a legislação e, se necessário, punindo os infratores, mas também as pesquisas que são realizadas pela Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros, da Superintendência de Biodiversidade e Universidade de Mato Grosso (Unemat), de acompanhamento no processo de maturação gonadal dos peixes durante todo o ano.
 
Também durante o evento, serão apresentadas as obras de desobstrução dos corixos e rios das baías Chacororé e Siá Mariana, no Pantanal e a construções de pontes, atendendo as orientações do Ministério Publico do Estado.