ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Hoje 28 de Outubro comemora-se o Dia do Servidor Público

Data: Sexta-feira, 28/10/2011 00:00
Fonte: Jregional

No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público é uma data comemorativa de especial significado no calendário brasileiro. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

Trata-se de um momento de grande importância, por contemplar milhões de brasileiros, nas diversas esferas de poder, que contribuem e servem ao Estado e, em especial, à sociedade, nas mais diferentes áreas de trabalho.

Mas, afinal, quem são os servidores públicos?

Os servidores públicos são os médicos que salvam vidas, que previnem doenças, que fazem os partos, que suportam no cotidiano a dor e o sofrimento humanos e os tentam amainar, convivendo com a morte e lutando diariamente contra ela.
São os bombeiros e funcionários da defesa civil que se arriscam diariamente, entrando em prédios em chamas ou em ruínas, enfrentando inundações e desabamentos, salvando pessoas nas estradas ou se afogando.

São os professores, estes proletários das letras, que se dedicam ao nobre ofício de legar o saber ao próximo, dividindo o pão da educação, e, como Cristo, fazendo o milagre de multiplicá-lo, pois muitas vezes seus discípulos ultrapassam em maravilhas seus mestres.

São trabalhadores do setor de energia elétrica, que iluminam nossos lares trazendo conforto e bem-estar.

São funcionários da previdência, que com seu esforço e dedicação torna possível que após décadas de trabalho, nossos aposentados e pensionistas possam sobreviver graças ao soldo que recebem.

São trabalhadores da segurança, policiais e soldados, que apesar de trabalharem na repressão por vezes, e neste momento não estarem do lado do povo, são, por outro lado, aqueles que preservam a segurança do país e o bem-estar do cidadão, coibindo a prática dos ilícitos e salvaguardando a sociedade.

São trabalhadores da cultura, funcionários de museus, bibliotecas, centros culturais, essenciais, porque não podemos e nem devemos viver só de pão.

Por fim, e esquecendo-se de citar uma série de outros servidores; sim, servidores, trabalhadores do povo, da nação brasileira, temos os operadores do Direito, magistrados, procuradores, funcionários do Judiciário e dos Órgãos de Justiça, que garantem a população o acesso a esta tão denegada justiça, neste sistema de distribuição de desigualdades chamado capitalismo. Parafraseando o texto antigo da OAB, sem servidor público não há Justiça, sem Justiça não há democracia.

Longe de sermos os vilões deste novo tempo, nós, funcionários públicos são PROTAGONISTAS DO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO REAL DA SOCIEDADE, PORTANTO, BASILARES PARA A SUSTENTAÇÃO DA DEMOCRACIA.

Parabéns a você funcionário Público