ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

AJES de Juína é representada em Portugal na despedida do prof. Canotilho, o mestre do Direto

Data: Quinta-feira, 27/10/2011 00:00
Fonte: Assessoria de Impressa da AJES

As Faculdades do Vale do Juruena – AJES/MT, no dia 19/10/11, quarta-feira, representada pelo seu Professor Titular Maurício Zanotelli, participou do histórico cerimonial da Última Aula do renomado Professor José Joaquim Gomes Canotilho, com assinatura de sua jubilação e o descerramento de sua imagem moldada na Sala do Conselho Científico – ocorrida na Universidade de Coimbra, em Portugal.

O auditório nunca esteve tão cheio nos últimos tempos; os corredores também estavam lotados de pessoas que não tiveram acesso ao cerimonial. O mundo jurídico ali esteve reunido por representação de vários países, dialetos. Eram destacados juristas, professores, personalidades, amigos do Professor Gomes Canotilho, etc – relata-nos o Professor Maurício.

A Última Aula, por tradição da Faculdade de Direito, não é proferida pelo professor jubilado e sim pelo seu mais antigo discípulo; assim, Jónatas Mendes Machado foi quem ministrou a aula, salientando a importância das reflexões do Professor Gomes Canotilho para o mundo, citando suas fases da produção científica: um denso e qualificado patrimônio do não só do Direito Constitucional e não só para o Estado de Direito, pela sua solidez e consistência. Concluiu sua fala, Jónatas Mendes Machado, dizendo “ficaríamos mais felizes se o Professor Gomes Canotilho retornasse ao ensino jurídico, se possível amanhã...”. A Última Aula não é ministrada pelo professor jubilado por entenderem que suas obras, palavras, posições estarão sempre a ensinar, logo, não seria a última aula.

Já na Sala do Conselho Científico, o Professor Gomes Canotilho assinou sua jubilação e proferiu algumas palavras sobre a crise europeia, Constitucionalismo e o que está escrevendo no momento, isto é, está reescrevendo um capítulo sobre as novas responsabilizações no contexto de crises. Ainda, ressaltou que não abandonará o ensino jurídico, ficando restrito a algumas tarefas frente ao doutoramento em Direito Público, apenas e tão-só.

Em contato com o Professor Maurício, ele asseverou que na sexta-feira, dia 21/10/11, a aula foi com o Professor Catedrático e Jubilado Gomes Canotilho, mas que isso será cada vez mais raro. De primeiríssima mão, o Professor da AJES e doutorando da Universidade de Coimbra, revelou que na aula, de acesso rigorosamente restrito, o Professor Gomes Canotilho discutiu com os sete doutorandos em Direito Público ali presentes, as dificuldades que está encontrando para reescrever o capítulo sobre a responsabilidade no contexto atual, passando-lhes sua produção atual em construção, comentando-a do início ao fim. O Professor Gomes Canotilho criticou a produção científica pela reprodução sem direção, pela poluição dos textos, dando dicas aos doutorandos das gramáticas jurídicas, dentre outras reflexões ainda em andamento, contando que está a um ano escrevendo este novo capítulo e ainda não o concluiu.
Informações que nos felicitam, por saber que não foi, realmente, sua Última Aula...