ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Riva apresenta proposta que diminui desmatamento para criação de gado

Data: Quarta-feira, 26/10/2011 00:00
Fonte: Da Assessoria

Em busca de uma economia sustentável, a Assembleia Legislativa realizou audiência pública para discutir o meio ambiente, em especial a sustentabilidade dos recursos hídricos em Mato Grosso e no Brasil. As discussões são uma prévia à Conferência das Nações Unidas Rio + 20, que acontecerá em junho de 2012, no Rio de Janeiro.

 

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), o Estado de Mato Grosso é um dos responsáveis pela produção de alimentos do país, por isso precisa receber mais atenção do Governo Federal, quando se trata do financiamento de projetos voltados à agricultura familiar.

 

"Eles precisam de acesso a financiamento, pois é dessa que os pequenos produtores vão aperfeiçoar as novas técnicas de produção. Sem esse tipo de instrumento de trabalho fica difícil que a agricultura e a pecuária produzam de forma sustentável", destacou Riva.

 

Riva citou proposta, de sua autoria, que reduz o desmatamento para a criação de gado no estado. Para ele, a implantação do Voisin será fundamental à preservação do meio ambiente, principalmente dos recursos hídricos.

 

"Mato Grosso tem 27 milhões de cabeça de gado e 19 milhões de hectares de pastagens, mais a cada hectare são criados quatro cabeças bovinas. Com essa proposta seria suficiente a ocupação de apenas um hectare. Mas a proposta não encontra eco nem no âmbito federal, muito menos no Congresso Nacional", disse Riva.

 

O primeiro-secretário Sérgio Ricardo (PR) afirmou que Mato Grosso é um dos poucos estados brasileiros a explorar a economia verde. Neste contexto, ele citou a atual legislação que define as regras da piscicultura em território mato-grossense.

 

"Enquanto à criação de cada gado em um hectare, o lucro chega a R$ 300 ao pecuarista, nessa mesma metragem a piscicultura pode criar 9 toneladas de peixes e o lucro liquido ao produtor pode chegar a R$ 45 mil, o que diminui o quadro de desmatamento em Mato Grosso", pontuou Sérgio Ricardo.