ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Donos de áreas degradadas poderão pagar multa de R$ 5 mil por hectare

Data: Terça-feira, 25/10/2011 00:00
Fonte: No Poder/ Sandra Carvalho

Sessenta e cinco proprietários de terras de diversos municípios de Mato Grosso terão que recuperar áreas degradadas sob pena de serem autuados com multas no valor de R$ 5 mil por hectare. Os extratos do termo de ajustamento de conduta ambiental (TAC) assinado com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente para recuperação de área degradada estão publicados no Diário Oficial desta terça-feira (25). O recordista é o município de Alta Floresta, no extremo norte de Mato Grosso, com 22 TACs.

Essa degradação é resultado do alto índice de desmatamento e que em Mato Grosso apresentou alta de 65% entre janeiro a agosto deste ano, na comparação com o mesmo período de 2010. A área avançou de 465 km² para 769 km², de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em Mato Grosso, Alto da Boa Vista, a 1.064 quilômetros de Cuiabá, Nova Ubiratã, a 506 quilômetros da capital, e Cláudia 608 quilômetros, ocuparam as três primeiras posições, pela ordem, no quadro das cidades onde foram detectadas as maiores áreas desmatadas. No primeiro município os satélites do Inpe detectaram desmate de 99 km².

De acordo com o instituto, em Nova Ubiratã foram 87 km² destruídos entre janeiro a agosto e, em Cláudia, outros 53 km². Também figuraram na lista das cinco cidades onde mais se diagnosticaram desmates os municípios de Itanhangá (37km²) e Marcelândia (35 km²).

As cidades do Médio-Norte e do Norte mato-grossense aparecem, em sua maioria absoluta, na relação das localidades que mais contribuíram com os 769 km² de desmates no território mato-grossense.