ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Sarney Filho coloca MT no centro da discussão sobre a economia verde

Data: Sexta-feira, 21/10/2011 00:00
Fonte: Alline Marques/ Olhar Direto

O deputado federal Sarney Filho (PV) defendeu uma “economia verde”. Nome dado por ele para a junção do desenvolvimento com sustentabilidade. Ele está em Cuiabá e participa da reunião do Rio + 20 e destacou a importância de Mato Grosso nas discussões sobre recursos hídricos.

“Mato Grosso é emblemático na questão ambiental. E a questão da água é de suma importância para o Estado. O pantanal depende da água, a agricultura depende da água e a pecuária também. As florestas ajudam na preservação dos rios e por isso é importante ouvir a sociedade de Mato Grosso”, afirmou em entrevista coletiva concedida na manhã desta sexta-feira (21) na Assembleia Legislativa.

O parlamentar, que é filho do senador José Sarney, aproveitou também para criticar o código floresta com relação às Áreas de Preservação Permanente (APP’s). Isso porque a intenção da nova legislação é reduzir o espaço na margem dos rios.

O deputado destacou que sem os pequenos rios, não há os grandes, por isso é importante preservar as margens dos rios para evitar o que ele chama de “desarranjo ambiental”. “O desenvolvimento a qualquer custo é um tiro no pé”, declarou.

O discurso do parlamentar teve o apoio dos deputados estaduais José Riva (PSD) e Sérgio Ricardo (PR). O presidente da Assembleia Legislativa lembrou que o meio ambiente tem respondido às ações de desmatamentos como as enxurradas, terremotos, e furacões que vem atingindo o mundo.

Sérgio aproveitou a oportunidade para lembrar da lei sobre a piscicultura, de sua autoria e inédita no país. Segundo ele, a legislação pode ser usada como exemplo para o resto do país e destacou a importância de se regular este segmento da economia, também ligado aos rios.

A Conferência Rio + 20 será realizada em junho de 2012 e por isso a Frente Parlamentar Ambientalista vem realizando audiências pelo país para reunir sugestões para o evento. Em Cuiabá, o tema é Recursos Hídricos no Brasil.

A reunião na Assembleia Legislativa ainda vai contar com a presença de especialistas no assunto, como José Galizia Tundisi, do Instituto Internacional de Ecologia; Malu Ribeiro, Coordenadora da Rede de Águas da Fundação SOS Mata Atlântica, e Marco José Melo Neves, assessor especial da presidência da Agência Nacional de Águas (ANA).

Os convidados abordarão temas como a situação dos mananciais, as alternativas de conservação, entre outras questões. Parlamentares, governantes, autoridades e sociedade organizada também participarão do evento.