ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

BNDES diz que um dos principais desafios é aumentar poupança

Data: Quinta-feira, 20/10/2011 00:00
Fonte: Folha

O presidente do BNDES (Banco Naiconal de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, afirmou ontem que um dos principais desafios para o Brasil nos próximos anos é aumentar a poupança interna.

"A dependência excessiva da poupança externa é complicada, não é sustentável. A poupança doméstica precisa ser olhada com mais calma", afirmou Coutinho, se referindo ao risco de o país depender excessivamente de recursos externos e ficar vulnerável em momentos de turbulências internacionais.

Na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, Coutinho afirmou que outra missão é diversificar e ampliar as fontes privadas de crédito, para que a dependência do BNDES se reduza.

"Já conseguimos olhar o médio prazo no caso de projetos de infraestrutura, mas empresas de energia e de transportes necessitam de um olhar 30 anos à frente. É necessário preparar e modelar projetos com perspectiva de longo prazo."

O presidente do BNDES afirmou ainda que os desembolsos do banco em 2011 deverão variar entre R$ 140 bilhões e R$ 145 bilhões, montante semelhante ao desembolsado ao longo do ano passado.

"Em 2010, houve um crescimento forte nos desembolsos na comparação com 2009. Mas era uma escalada necessária para evitar a crise. Neste momento, para abrir espaço para o setor privado, o banco tem moderado sua expansão", afirmou.

Coutinho também destacou o avanço das micro e pequenas empresas na participação dos desembolsos do banco, que no ano passado foi de 32% e, até agosto deste ano, avançou para 36%.