ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

AL realiza coleta de sangue para doação nesta segunda-feira, dia 17

Data: Segunda-feira, 17/10/2011 00:00
Fonte: EVERALDO JOTA/Assessoria de Gabinete

A Assembleia Legislativa realiza coleta de sangue nesta segunda-feira, dia 17. A ação será feita na sala de enfermaria do ambulatório do Programa Qualivida (subsolo), das 8h30 até as 17h30. As doações serão destinadas aos pacientes oncológicos que fazem tratamento no Hospital do Câncer de Mato Grosso, outros com problemas de coagulação, cirúrgicos e/ou pós-cirúrgicos, entre outros-, internados ou não, nos principais hospitais públicos e particulares de Cuiabá e Várzea Grande.

A responsável pelo setor de captação e distribuição de sangue do Instituto de Hematologia do Centro Oeste, enfermeira Maria Faria de Camargo, diz que “apesar das constantes campanhas de doação de sangue na mídia, o estoque nos bancos de sangue, infelizmente, ainda está abaixo do ideal”. Ela diz que o banco recebe em média 40 bolsas de sangue por dia, sendo que o necessário seria 100. “Por isso, pedimos o apoio de várias instituições”.

Maria Camargo explica também que uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas, porque tem em média 470 ml. E de uma bolsa, saem as plaquetas usadas no tratamento de câncer, o plasma para queimaduras, hemácias para anemias e cirurgias. “Ainda quem doa pode receber, gratuitamente, os exames de hepatite, sífilis, HIV, tipagem sanguinea [teste para saber qual tipo sanguíneo e fator Rh que um indivíduo possui] e anemia falciforme.

Quem pode doar - Para fazer a doação, conforme a enfermeira, os voluntários precisam ter idade entre 18 e 65 anos, mais de 60 quilos, bem alimentado, não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas e estar portando documento de identidade com foto, como RG, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação. O sangue coletado passar por exames preliminares.

Estão impossibilitados de doar, aqueles que fizeram tatuagem, piercing, usuários de drogas, portadores de HIV, hepatite B e C; possuem histórico de doença hematológica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, diabetes, hanseníase, tuberculose, chagas ou malária; ou aqueles que estiverem com febre no dia da doação.

Uma das beneficiadas com a doação de sangue, a aposentada Maria Lups (62), recentemente descobriu que está com leucemia e no momento faz tratamento no Hospital do Câncer de Mato Grosso. A paciente reforça: “doar sangue só faz bem ao próximo. Todas as pessoas quem têm boa saúde deveriam procurar um banco de sangue para salvar vidas, porque a vida depende do ser humano”.


Mais informações: Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa (65) 3313-6310