ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Com violência no ápice, 2.500 saem às ruas e pedem por paz em Cuiabá

Data: Domingo, 16/10/2011 00:00
Fonte: 24 Horas News

Numa região permeada pela violència, 2.500 pessoas sairam às ruas cantando músicas religiosas ou de cunho pacifista, pedindo paz para as famílias e sociedade como um todo. Foi a a IX Caminhada Franciscana pela Paz, realizada neste sábado, em Cuiabá. Representando o governador Silval Barbosa, a primeira-dama Roseli Barbosa participou da caminhada, saudou aos organizadores do evento e todos os presentes, desejando muita paz. Bem disposta, ela caminhou com os integrantes do movimento rumo ao centro da cidade.

O idealizador do evento, frei Willian disse que o objetivo é difundir uma cultura de paz, por meio de atitudes concretas, ou seja, que as pessoas tenham um convívio feliz em sociedade. “A motivação é a vida. É importante que cada um faça a sua parte, pois vale a pena viver em paz”, destacou o frei.

O coordenador executivo do evento, Marcos Veloso, completou que ainda nem chegamos ao fim do ano e já foram registrados mais de 300 homicídios na Grande Cuiabá, o que significa a necessidade de uma cultura de paz. Homens, mulheres e crianças cantaram e divulgaram o tema “Fraternidade e vida no planeta” durante todo o trajeto de três quilômetros, começando na Paróquia da Guadalupe, no bairro Quilombo, seguindo pelas Avenidas Mato Grosso, Tenente Coronel Duarte, Getúlio Vargas, finalizando na Praça Santos Dumond, quando acenderam a tocha que simboliza a chama da paz.

Muitos jovens caminhavam abraçados, tirando fotos e cantando a música - “Vem, vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer ”, escrita e interpretada em 1968 por Geraldo Vandré, (Para não dizer que não falei das flores) canção considerada um verdadeiro hino de movimentos pacifistas. Para os veteranos, é praticamente impossível ouvir esses versos sem se emocionar.

Muitos pararam para ver a passeata pela paz, nas lojas, comércio em geral, motoristas e o povo também participou tanto, que em meio às canções religiosas havia quem rezasse, orasse e meditasse (cada um na sua fé). Famílias inteiras participaram da passeata com o compromisso de difundir entre as pessoas a paz tão necessária nos dias atuais. Algumas pessoas exibiam fotos de familiares assassinados. Outra canção que também emocionou a todos foi “Jesus Cristo” de Roberto Carlos entoada na chegada à Praça Santos Dumont. Ali, os integrantes da passeata encerraram o evento, rezando um Pai Nosso e Ave Maria e pedindo a Deus dias melhores para todos.

A IX Caminhada pela Paz é uma realização da Arquidiocese de Cuiabá, por meio da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso (Casa Civil, Secretarias de Estado de Trabalho e Assistência Social, Meio Ambiente e Administração, Assembleia Legislativa, Exército, PM, Bombeiros. Patrocínios: Detran, Secretaria de Segurança Pública, Sesi Fiemt, Supermercados Modelo, Água Purísima, Pax, Sorpan, Fogos Brasil, Grupo Bill, Ciclomotos e Pantanal transporte. Apoio: Grupo Gazeta de Comunicação, TVCA, TCCV, MegaFM, Rádios Difusosa, Cidade FM, Hovem Pan, Metrópole, sites Olhar Direto, Midianews e católicos VIP.