ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

PP e DEM são principais prejudicados com criação do PSD em MT

Data: Domingo, 16/10/2011 00:00
Fonte: A Gazeta

O PP e o DEM são os partidos mais prejudicados com o surgimento do PSD em Mato Grosso. As legendas perderam 13 e 10 prefeitos, respectivamente, para a nova agremiação que nasce como uma das principais forças políticas do Estado comandando 51 prefeituras. Os pepistas também deixaram de contar com as maiores bancadas de deputado estadual e federal, além do vice-governador Chico Daltro. O PP vinha sendo uma das maiores legendas em Mato Grosso. Tinha até a semana passada 21 prefeitos, mas 13 deles acompanharam principalmente o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva. Sobraram apenas 8. No caso do DEM, o número de 27 prefeituras caiu para 17.

A criação do PSD também modificou radicalmente o cenário político. Isso porque a legenda reúne políticos de várias correntes. Migaram para a sigla prefeitos do PT, PTB e PDT. O PR do senador Blairo Maggi, que também era uma das principais forças do Estado, perdeu 9 prefeitos. O surgimento do PSD chama atenção principalmente porque a sigla se diz independente em nível federal e esta- dual, ou seja, admite caminhar nas eleições de 2012 com o grupo ligado ao PT da presidente Dilma Rousseff e ao mesmo tempo liberar para coligações com o PSDB e o DEM.

Apesar de seguir a antiga fórmula departidos que estão no poder, como o PPS, PR e PP, o PSD garante que as adesões não representam inchaço ou fisiologismo. O deputado José Riva afirma que o parti- do reúne pessoas em busca de um novo espaço político e a maioria se juntou por causa da convergência de opiniões. O principal líder da sigla e prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, classifica a agremiação como sendo de centro. Na prática, isso significa dizer que pode ser oposição ou governo dependendo do momento político.

A lista de 51 prefeitos foi fechada na semana passada, quando venceu o prazo de filiação para os interessados em disputar as eleições de 2012. No levantamento da agremiação, constam 52 prefeituras,
mas foi incluído nome de Aldecides Milhomem (ex-DEM), prefeito cassado de Alto Boa Vista (a 1.060 km de Cuiabá). Aparecem ainda centenas de vereadores de todas as regiões do Estado. Só em Cuiabá, são 3 parlamentares, uma das maiores bancadas e que reúne vereadores da base ligada ao prefeito Chico Galindo (PTB) e também representantes da oposição.

Um dos principais prejudicados com o surgimento do PSD, o PP tenta demonstrar tranquilidade e até emitiu carta liberando vereadores para desfiliação sem risco de perder os mandatos por infidelidade partidária. O presidente do diretório municipal de Cuiabá, Deucimar Silva, ressalta que, apesar das dissidências, no último mês foram criados mais 10 diretórios, chegando a 131. Faltam apenas em outras 10 cidades de Mato Grosso para a agremiação se estender por todo Mato Grosso. "Percorremos o Estado no último mês e estamos animado com a receptividade. Por isso, posso dizer que vamos disputar com toda força as eleições de 2012, mesmo com essas desfiliações. Além do mais, isso é normal no cenário político do país. Ficou quem realmente quer ajudar o PP a crescer".