ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Luciane propõe Semana de Conscientização e de Combate ao Câncer dos Testículos‏

Data: Quinta-feira, 06/10/2011 00:00
Fonte: DIEGO SAPORSKI/ Assessoria Gabinete

A Deputada Luciane Bezerra (PSB) apresentou o projeto de lei para instituição da Semana de Conscientização e de Combate ao Câncer dos Testículos, a ser realizado na semana que antecede o dia 7 de abril – Dia Mundial da Saúde.

Dentre os tumores malignos do homem, 5% ocorrem nos testículos. O câncer de testículo atinge principalmente homens entre 15 e 50 anos de idade, sendo considerado raro. Sua incidência é de três a cinco casos para cada grupo de 100 mil indivíduos.

Quando comparado com outros cânceres que atingem o homem, como o de próstata, o câncer de testículo apresenta baixo índice de mortalidade. O fato de ter maior incidência em pessoas jovens e sexualmente ativas possibilita a chance do câncer de testículo ser confundido ou até mesmo mascarado por orquiepididimites, que são inflamações dos testículos e dos epidídimos, geralmente transmitidas sexualmente.

Ao elaborar o projeto de lei, Luciane Bezerra, constatou a necessidade da aprovação da proposta legislativa, pois é necessária a conscientização da detecção precoce e do tratamento, fazendo com que a população possa desenvolver a saúde profilática.